Vila 40 anos



Teatro para contar a história de um Teatro. É essa a idéia dos grupos residentes do Vila para comemorar seus 40 anos de fundação. No início dessa semana, os diretores e integrantes do Bando de Teatro Olodum, do Viladança, da Cia Novos Novos e do Vilavox se reuniram para traçar o plano que, em apenas 2 meses, trará a cartaz um grande espetáculo, envolvendo esses diversos artistas.

Certamente, será mais um desafio encarado de frente por esse povo de palco. A coordenação geral desse super-organismo fica por conta de Marcio Meirelles, que já assumiu papel semelhante ao dirigir Dom Quixote, na re-inauguração do Vila, há seis anos. A experiência de Meirelles e a contribuição dos outros diretores - Chica Carelli, Cristina Castro, Débora Landim, Gordo Neto e Jarbas Bittencourt ? servirá para vencer os obstáculos que devem aparecer ao longo desses 60 dias de jornada, pois a montagem deve estrear em 31 de julho, data de aniversário do Vila.

Pois bem: o espetáculo vai beber na fonte do vasto material de pesquisa acumulado ao longo dessas quatro décadas. São inúmeros documentos, cartas, recortes de jornal e fotografias que ajudarão a atual equipe artística do Vila a mapear o traçado de quem esteve por aqui no passado plantando essa semente. Ao vasculhar tudo isso, encontram-se histórias curiosas, motivações, divergências e até mesmo problemas que continuam atuais, como a falta de recursos para tocar o sonho adiante.

Com essa montagem, os artistas do Vila vão trazer ao público a história do teatro vista por dentro, revelando cada pedacinho da construção dessa paixão pelos palcos e o que motiva a luta que é manter vivo este espaço ao longo dos anos. Porque o Vila é mais do que um espaço cênico: é casa, é encubadeira e é plataforma de lançamento para a arte que se produz em Salvador e mira para o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas