Lavagem do Bonfim e Cordel de Novo

Nesta quinta-feira, a segunda do ano, acontece a tradicional e festejada lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim. É algo que mobiliza a cidade toda e imobiliza muita coisa. É um evento sagrado e profano que há anos e anos congrega turistas e nativos, todos crentes ou fascinados com os poderes das águas de cheiro e alvas saias das baianas. É uma festa onde se bebe, se canta, se dança e "quem tem fé vai a pé". É um marco no calendário do verão de Salvador, o ponto de partida para as festas de largo que acontecem até fevereiro...

Mas o Vila também é Verão, por isso o Amostrão também está dentro da programação. À noite, às 20:00 horas, o Bando de Teatro Olodum entra em cena com Oxente, Cordel de Novo?. As peças da noite são Felismina Engole Brasa, Antônio Meu Santo e A Função do Casamento.

Como a Lavagem acontece pela manhã, ainda dá tempo de descansar do banho de cheiro e dar um pulo aqui no Vila. Pelo que ouvi dizer, Jorge Washington mesmo, ator do Bando, deve fazer assim. Não é porque ele está em cartaz que vai deixar de curtir a festa. E é assim que se vive por aqui: alternando prazer e obrigação, sem atrapalhar nada. Com a graça do sincretismo dessa terra!

Juliana Protásio


Comentários

Postagens mais visitadas