Arte, Educação e Criatividade: O Caminho

 



 Por Tiago Basto

    Antes de falarmos sobre as artes, é importante compreender por que elas existem. Para isso, precisamos abordar a cultura e destacar duas definições significativas: a de Milton Santos, geógrafo baiano, e a de Eric Hobsbawm, historiador britânico.

     Segundo Milton Santos, "o conceito de cultura está intimamente ligado às expressões de autenticidade, integridade e liberdade. É uma manifestação coletiva que reúne heranças do passado, modos de ser do presente e aspirações, ou seja, o delineamento do futuro desejado". Por sua vez, Hobsbawm enfatiza que a cultura desempenha um papel fundamental na formação e coesão de identidades coletivas. Em sua visão, ela é central na construção e expressão das experiências, valores e crenças de um grupo ou sociedade.

     Percebemos, assim, que ambas as definições atribuem à cultura a responsabilidade pela construção coletiva que se relaciona e produz realidades, sejam elas passadas, presentes ou futuras. Portanto, se vivemos e nos relacionamos, estamos produzindo cultura.

     As artes são uma forma de expressão dessa cultura. Por isso, não é incomum que temas do nosso cotidiano se transformem em literatura, teatro, dança, músicas, filmes e outras linguagens artísticas. Educar por meio da arte é permitir que essas expressões culturais apareçam de forma diferenciada em relação ao cotidiano.

     No entanto, a arte não apenas representa, mas também propõe novos valores, crenças, reflexões e comportamentos que não são comumente vistos em nosso dia a dia. Não é coincidência que, durante muito tempo, pessoas consideradas diferentes fossem atrações circenses. Embora possamos não concordar com o que foi feito, isso era considerado arte, algo além do comum. Felizmente, nossos valores mudaram e não precisamos mais subjugar alguém e chamar isso de arte. Quando chamamos alguém de artista, geralmente queremos dizer que essa pessoa é vista como diferenciada, alguém que busca chamar a atenção, entre outros aspectos.

     Nesse contexto, a educação por meio da arte tem o papel de subverter, questionar e trazer o aluno para o centro do aprendizado, tornando-o um artista, um agente propositivo, questionador e alguém disposto a criar e propor coisas novas a partir do existente, compartilhando com o mundo. Augusto Boal, teatrólogo brasileiro, afirmava que todo ser humano é um artista por sua condição intrínseca, embora alguns optem por exercer essa capacidade e outros não. Por essa razão, ele propôs que todos possam e devam desenvolver sua arte. Paulo Freire defendia que uma educação libertadora deveria envolver a conscientização crítica dos estudantes, incluindo a arte como ferramenta para reflexão, transformação social e construção de conhecimento coletivo.

     Portanto, entendo que não existe uma educação para o "novo mundo" que não priorize a criatividade em vez do mero conhecimento. Não podemos competir com a Inteligência Artificial nesse sentido. A arte surge da criatividade, do olhar, da necessidade de expressão e realização. A educação e a arte são o caminho para o futuro.

 

Referencias:

Artigo: Da cultura à indústria cultural – Milton Santos

Livros: Arco Iris do Desejo – Augusto Boal; A invenção das tradições e Tempos Fraturados: cultura e sociedade no século XX - Eric Hobsbawn


*Tiago Basto é Educador, Designer de Experiências e Advogado, Mestre em Educação (UFBA), MBA em Gestão de Projetos e MBA em Sustentabilidade (UNIFACS-BR), Designer de experiências (KaosPilot-Dinamarca) e dourando em Educação, tendo o teatro como tema. Atuante na área de
Educação, com ênfase em formação de liderança, desenvolvimento e pesquisa em metodologias ativas de ensino e criatividade. 


🍀A ação compõe o Pé de Feijão – Arte e Educação, projeto contemplado pelo Edital Transformando Energia em Cultura - Neoenergia, por meio da Lei Fazcultura – Governo do Estado da Bahia

 

💚O Pé de Feijão – Arte e Educação é um projeto que une educação e ações de acessibilidade às artes para a formação de crianças e jovens de Salvador, na Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas