Teatro Vila Velha abre novas inscrições para Universidade LIVRE




O Teatro Vila Velha está com inscrições abertas para a nova turma da universidade LIVRE. Teremos uma segunda chamada para as oito vagas que ainda não foram preenchidas. Os participantes são escolhidos através de oficinas de seleção que ocorrem nos dias 9,10 e 11 de março, das 9h às 13h O projeto é voltado para maiores de 18 anos que já tenham alguma experiência em artes cênicas. A seleção acontece durante 3 dias e os inscritos irão participar de atividades de música, dança e teatro orientadas por artistas colaboradores da universidade LIVRE. Durante esses dias serão avaliadas: aptidão, conteúdo, interação, pontualidade e empenho. As inscrições estão disponíveis no sympla do Vila https://www.sympla.com.br/produtor/vilavelha.


Criada em 2013 pela Companhia Teatro dos Novos, a universidade LIVRE é o programa de formação do Teatro Vila Velha, com métodos próprios e caráter profissionalizante. O programa da universidade LIVRE tem a duração de 3 anos e é reconhecido pelo sindicato dos artistas, o que habilita à formalização profissional. Ao longo do programa, os participantes vivenciam oficinas e experimentos com orientação de colaboradores nacionais e internacionais de diversas áreas como dramaturgia, interpretação, dança, canto, música, percussão, improvisação, entre outras áreas. O programa também prevê experiências e formação em outras áreas essenciais para o ao funcionamento do teatro, como produção e gestão cultural, gestão de projetos, comunicação, cenografia, iluminação, audiovisual, mediação cultural, transmissão online de espetáculos, entre outras.


As oficinas de preparação e seleção para o programa de formação indicam a linha de ensino do primeiro ano da LIVRE, focado no desenvolvimento de  dois projetos principais: o teatro em espaços não convencionais, como locais públicos, e a palavra performática como espaço. A atriz da Companhia Teatro dos Novos e coordenadora dos programas de formação do Teatro Vila Velha, Chica Carelli ressalta a importância da universidade para a formação completa do profissional de teatro.


“A universidade LIVRE é uma formação para artistas profissionais, com uma concepção do artista empreendedor .Trabalhamos não só o teatro como linguagem, mas também o ser político, o teatro como comunicação e reflexão da sociedade. O participante da LIVRE tem contato  com toda cadeia de produção que compõe o Teatro Vila Velha: produção, comunicação, área técnica, iluminação, figurino, recepção, bilheteria, administração de projetos, concepção de projetos e outros”, ressalta a coordenadora. 


Pensando na segurança da equipe do Teatro Vila Velha e do público, as oficinas possuem vagas limitadas com o intuito de evitar aglomerações e prezar pelo distanciamento social. Recomendamos uso de roupas confortáveis e pontualidade. Além disso, durante toda a experiência será obrigatório a utilização de máscara e apresentação do cartão de vacina.


Comentários

Postagens mais visitadas