Teatro Vila Velha promove programação infantil para celebrar o mês das crianças


Os espetáculos tem exibição gratuita e acontecem em horários especiais 


A partir do dia 9 de outubro o Teatro Vila Velha inicia uma programação infantil como forma de celebração do mês das crianças. Os espetáculos fazem parte da Mostra Teatro de Cabo a Rabo e são oriundos de diferentes territórios da Bahia. As exibições das obras infantis vão até o dia 16 de outubro, sempre aos sábados, às 17h, no Youtube do Vila (www.youtube.com/teatrovilavelha). 


A programação começa com o espetáculo de teatro de bonecos “Zaizá e a História do Tear”, do Grupo Vira Toco, da cidade de Rio de Contas, dia 9, e termina com o espetáculo musical “Toada Crianceira: cancioneiro brincante da infância”, do grupo Canastra Real: contos em cantos, de Salvador, dia 16 de outubro. A classificação é livre e os espetáculos estarão disponíveis para acesso até às 23h59 do dia de exibição. Todas as transmissões serão gratuitas, mas o público poderá colaborar com o valor que quiser através da chave pix divulgada durante a transmissão das obras.


“Zaizá e a História do Tear” é sobre a jornada de uma menina, chamada Nina, em busca do conhecimento dos seus antepassados. Nascida em São Paulo, Nina é neta de Dona Ana, que se mudou para a capital após perder suas terras para uma inundação, devido a construção de uma barragem no sertão baiano. Dona Ana sempre contava sobre suas saudosas memórias, falava das histórias e cultura da região, além da união das mulheres na sua comunidade. Depois de passar por acontecimentos misteriosos, sonhos e uma perda afetiva dolorosa, Nina se enche de coragem e parte em busca da terra de sua avó: Zaizá. Nessa viagem, ela descobre valores importantes, resgata os conhecimentos e sabedorias ancestrais e encontra um propósito incrível para o seu futuro, bem como para a vida da sua própria comunidade.

  

Complementando a programação, o espetáculo “Toada Crianceira: cancioneiro brincante da infância” é baseado nos textos de tradição oral, como acalantos, trava-línguas e adivinhas, alternando canto e narração. “Toada Crianceira” convida o espectador para a vivência compartilhada do repertório que diz respeito às crianças e aos adultos que estão assistindo. A intenção maior é sensibilizar o público para a necessidade de construir uma convivência infantil mais lúdica, cientes de que ser criança é algo natural, mas que viver a infância é algo cultural, algo que se pode aprender e ensinar e que precisa ser vivido para ser confirmado. 


Sobre a Mostra Teatro de Cabo a Rabo 


A Mostra Virtual Teatro de Cabo a Rabo é uma iniciativa do Teatro Vila Velha que visa proporcionar maior visibilidade às produções artísticas realizadas em diferentes territórios da Bahia. As obras selecionadas são projetos baianos contemplados pela Lei Aldir Blanc, via Governo do Estado e municípios e integram a programação do Vila até dezembro de 2021. Ao todo, 11 trabalhos foram selecionados, oriundos de 6 diferentes territórios baianos (Salvador, Ilhéus, Juazeiro, Ibitorama, Vale do Capão, Rio de Contas). A iniciativa ainda conta com trabalhos que mesclam diferentes linguagens como dança, teatro, circo, performances, musicais, teatro de bonecos, leituras, e web série. A programação é voltada para diferentes públicos, adulto ou infantil.



SERVIÇO 

09/10

ZAIZÁ E A HISTÓRIA DO TEAR (GRUPO VIRA TOCO - RIO DE CONTAS -BA)

17H 

YOUTUBE DO VILA 

GRATUITO


16/10

TOADA CRIANCEIRA: CANCIONEIRO BRINCANTE DA INFÂNCIA  (CANASTRA REAL: CONTOS EM CANTOS - SALVADOR - BA)

17H 

YOUTUBE DO VILA
GRATUITO

Comentários

Postagens mais visitadas