Mostra "Criações em Dança" celebra a diversidade da dança na Bahia explorando diálogo com o audiovisual

Entre 378 propostas inscritas por artistas de 39 municípios baianos, curadoria selecionou 25 vídeos de até 3 minutos. Mostra tem início com obras de cinco coreógrafas convidadas.

 

"Dobra", de Ana Brandão e Naiara Rezende, é um dos vídeos convidados para abrir a Mostra 
 

O projeto "Criações em Dança" inaugura um novo espaço de difusão para a dança feita na Bahia. A partir de 11 de março, na página @criacoesemdancaba no Instagram, o público acompanhará 30 trabalhos inéditos que exploram o diálogo da dança com o audiovisual. A mostra tem início com cinco vídeos de coreógrafas convidadas (Ana Brandão, Flávia Rodrigues, Sauara Costa, Inaê Moreira e Jaqueline Elesbão). Em seguida, são exibidos os 25 trabalhos selecionados e premiados entre 378 inscritos por artistas de todo o estado. Um vídeo coreográfico de até 3 minutos será publicado a cada novo dia.


Com idealização e coordenação geral da coreógrafa e gestora Cristina Castro, o projeto superou as expectativas tanto em número de inscrições quanto em alcance de municípios: 378 artistas de 39 cidades de diferentes regiões da Bahia submeteram trabalhos a avaliação. "Eu considero esse resultado a maior meta que a gente poderia alcançar. É um projeto que estimula a criação artística, que está movimentando, invadindo, sensibilizando a cabeça das pessoas...O que vem na mostra é um recorte diante de muitas propostas boas. Um resultado que não tem a ver apenas com qualidade, mas com uma harmonia enquanto mostra", avalia Cristina, que também integra a comissão julgadora ao lado de Thiago Cohen, Carlos Sampaio, Neemias Santana e Dimi Ferreira. Cada vídeo coreográfico selecionado receberá uma premiação de 1 mil reais.


Outro aspecto positivo do projeto foi a capacitação de artistas para a criação em diálogo com as novas tecnologias. Além de estimular parcerias de artistas da dança com cineastas, editores e artistas visuais, o "Criações em Dança" ofereceu três oficinas gratuitas compartilhando técnicas de filmagem, iluminação, dramaturgia e encenação. "Esse ponto é importante porque a gente vai ficar muito tempo trabalhando e se expressando pela internet. Então é um projeto que vem capacitar um pouco mais os artistas e ampliar a visão sobre os usos da tecnologia, do audiovisual, com a linguagem da dança", comenta Cristina Castro. 


Flávia Rodrigues, uma das coreógrafas convidadas para abrir a mostra, destaca o aprendizado ao longo do processo de criação do vídeo. "Foi uma maneira de observar a dança de uma outra perspectiva que eu ainda não tinha experienciado na prática. Ser ao mesmo tempo a intérprete e a pessoa que pensa no figurino, na iluminação, a pessoa que grava, edita. Foi uma experiência completa". O trabalho da artista, que já integrou o Balé Jovem Salvador, poderá ser visto ao lado de outros 29 vídeos de curta duração, todos disponíveis no canal @criacoesemdancaba. "A plataforma escolhida é também uma forma de potencializar o nosso trabalho. O Instagram é hoje uma ferramenta profissional, é um meio rápido de veiculação. Então é um maneira de fazer com que esses trabalhos alcancem mais pessoas", complementa Flávia.


A expansão das inscrições para diversos munícipios da Bahia diversificou bastante os cenários que aparecem nos vídeos. No entanto, em razão do isolamento social, os vídeos produzidos dentro de casa ainda são parte expressiva do todo. E aí entra em jogo a criatividade. "A casa tem vida, ela fala sobre nós, sobre as nossas vontade. Eu tenho observado a casa como espaço potente cênico há um tempo, mas nesse momento tudo se intensificou bastante", comenta Ana Brandão, coreógrafa convidada. Na mostra, ela assina o vídeo "Dobra", produzido em conjunto com a artista Naiara Rezende. A parceria da dupla, e o interesse pela casa como espaço cênico, vêm desde trabalhos anteriores, como o "Corpo em Casa", realizado por ambas com o coletivo Deslimites. "Tem um lugar pra mim sobre como a gente joga com as perspectivas. Eu sempre vejo minha casa desse ponto de vista? Quais as outras perspetivas? Eu posso olhar para ela de cima pra baixo? Como posso mudar? Posso mudar as plantas de lugar? É sobre jogar com a ordem das coisas", complementa Ana.


O projeto "Criações em Dança" é uma realização da coreógrafa Cristina Castro em parceria com o Núcleo Vidança e o Teatro Vila Velha.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Serviço: 


Mostra "Criações em Dança"

A partir de 11 de março de 2021

Página @criacoesemdancaba no Instagram

Gratuita


Ficha técnica do projeto:

Coordenação Geral: Cristina Castro
Direção de produção: Clara Torres
Produção executiva: Ana Paula Borges
Assistência de produção: Bergon Nunes
Direção de arte gráfica: André Ávila
Mediação cultural: Ju Costa
Mídia social: Alexia França
Influenciador: Victor Hugo

Comissão julgadora:
Thiago Cohen
Carlos Sampaio
Neemias Santana
Dimi Ferreira
Cristina Castro

Artistas convidadas:
Ana Brandão
Flavia Rodriguez
Sauara Costa
Inaê Moreira
Jaqueline Elesbão

Comentários

Postagens mais visitadas