UNIVERSIDADE LIVRE DE TEATRO VILA VELHA - Alegria é resistência ou Quando a a rua vira palco - Por: Carolina Lira


Foto: Ananda Brasileiro

O dia era quinze de maio de dois mil e dezenove. Diversas manifestações aconteciam em muitas cidades do país. Eram estudantes, professores, artistas e tantas outras pessoas lutando contra os cortes na educação. Estávamos lá. Levamos nossos corpos, nossas vozes, alfaias, tamborins e caxixis.

Cantando “Proibido o carnaval”, composição de Daniela Mercury gravaria em parceria com Caetano Veloso, saímos desfilando alegria até a concentração no Campo Grande. Foi ali que a praça virou palco e tivemos nossa primeira experiência juntos com o teatro de rua. Enquanto cantávamos e dançávamos, as pessoas ao nosso redor interagiam com a gente, ora cantando e dançando junto, ora filmando e aplaudindo. A voz de Miguel ecoava na minha cabeça quando ele nos dizia na sala de ensaio: “façam pra fora!”
Estava tudo ali. Estava realmente acontecendo e funcionava! Uma senhora se colocou no centro quando foi pedido que alguém se voluntariasse para participar de uma das cenas. Era a cena do assassinato do estudante Edson Luís, que foi morto por policiais militares no restaurante estudantil “Calabouço” no centro do Rio de Janeiro. Tivemos que nos reorganizar rapidamente para fazer a cena com ela. É um precioso treinamento para uma atriz fazer teatro de rua.

Seguimos até a Praça Castro Alves. Levamos nossa alegria escancarada para desfilar na Avenida. Nos querem tristes e apáticos. Devolveremos com sorrisos largos e mãos dadas. Sambamos debaixo de sol e chuva. No caminho: Chica, Márcio e um encontro catártico com a Dani que trabalhou com a gente a parte teórica no processo de construção para nosso resultado final do Kcena, cujo título é “Ensaio para a democracia”.
Mais do que nunca agora sabemos: alegria é resistência. A arte resiste. A cultura resiste. A educação resiste e sabemos que iremos de mãos dadas, debaixo de chuva, debaixo do sol quente, sambando e cantando ao som dos tamborins.


Comentários

Postagens mais visitadas