UNIVERSIDADE LIVRE DE TEATRO VILA VELHA - Sua Relação com o teatro - Por: Rebeca Lima


Foto: Gisele Lopes -  @poesiadeolhar - Camarim do espetáculo Por que Hécuba

Teatro é a minha e eu sou a dele. Há 17 anos nos conhecemos e é louco como eu sempre tenho a sensação que não sei nada sobre. Um infinito de mistério, até porque, fazê-lo é mostrar todas as máscaras de dentro de mim e algumas delas nunca quis admitir. A verdade é que fazê-lo é como aprender sobre Rebeca, não tem fim. Não adianta decorar, gravar, tentar manter a rotina, porque o acaso chega e te destrói, te desaba, te vira numa posição que nem você sabia que era humanamente possível. Gosto de falar que o Teatro me salvou e vem me salvando dia a dia. Ele me acolhe num desconforto tremendo, nunca foi fácil, nunca foi prazeroso, relaxante, nunca. Suor, feridas, frustrações, inquietações, pensamentos a mil, coração acelerado, tremores, insanidades a todo momento. É muito foda. "Pq você escolhe isso?" Não, não escolhi. Fui escolhida. Gosto também de falar que fazê-lo é viver várias vidas em uma só. Um nível de empatia e doação de abrir mão de si para libertar o outro. Dar voz ao outro, pela sua voz, seu corpo, sua mente, sua alma. Atuar não é ser outra pessoa, é encontrar um ponto em comum entre você e ela e tornar isso crível a um ponto que você desapareça. Teatro, maior loucura que já apareceu na vida de uma completa insana, que trabalho você me dá. O fácil nunca me atraiu.

Rebeca Lima, Atriz da Universidade Livre do Teatro Vila Velha.

Comentários

Postagens mais visitadas