Primeiro de Abril é chumbo grosso

Segunda-feira rolou um ensaio geral "parando-o-mínimo-possível" do Vilavox. Para quem ainda não sabe, semana que vem o grupo estréia o espetáculo Primeiro de Abril, que aborda aquilo que aconteceu lá em 1964, fez muita gente sofrer e reverbera no Brasil de hoje: ditadura, tortura, abuso de poder, luta, sonho, esperança.

Ao todo, dezoito atores e atrizes do Vilavox e da Companhia Teatro dos Novos entram em cena cantando, dançando e dramatizando eventos políticos que marcaram a história recente do Brasil. Um período conturbado, em que a força do pensamento criativo e do desejo de mudança bateu de frente com a dura repressão do regime militar.

A montagem dirigida por Gordo Neto e com música de Jarbas Bittencourt é ao mesmo tempo simples e grandiosa. Muita movimentação em cena, com protestos, alegorias e dança. Um tanque transparente de mil litros recebe o mergulho do homem que sonha e é despertado com ataques à esperança. Música, muita música - contundente - para contar uma história que provoca tanta dor.

O texto dá muitos nomes e fatos. Expõe e critica as maquinações entre o capital nacional e o estrangeiro, com apoio dos políticos brasileiros, que conduziram o país abruptamente até os anos de chumbo. É um tempo para não ter saudades, mas o Vilavox relembra essa banda podre da nossa história para relembrar também que o povo tem poder de indignar-se e fazer um movimento.

A peça estréia no dia 8 de outubro, às 21h. Venham e tragam os "companheiros"!

Juliana Protásio

Comentários

Postagens mais visitadas