Teatro Vila Velha lamenta a morte da museóloga baiana Gilka Sant’Anna, tia do cantor e compositor Tom Zé

O mais tropicalistas dos tropicalistas, o cantor e compositor Tom Zé perdeu na última quinta-feira (27) a sua tia Gilka Sant’Anna, que foi responsável pela sua vinda de Irará para Salvador e grande incentivadora de sua carreira profissional.


O artista, que junto a Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, cantou na programação de inauguração do Teatro Vila Velha, em 1964, com o show “Nós, Por Exemplo”, sempre cita em entrevistas, com muita gratidão e carinho, a sua Tia Gilka. 


“Foi ela quem me tirou de Irará, quando eu estava com uma loja e iria levar meus dias ali. E ela disse que eu não podia fazer isso, falou com minha irmã Margarida, porque a loja era em sociedade com Margarida. Então, minha irmã deu permissão, eu fechei a loja e fui pra Salvador… Eu já tinha cantado na televisão naquele programa Escada para o Sucesso, que eu cantei “Rampa para o Fracasso” [TV Itapoan]... Tinha a boate Clock, que o dono era amigo de minha Tia Gilka, e eu fazia shows quase que mensalmente lá… até que Caetano me levou para o Rio de Janeiro. (...) 
Eu devo muito a ela e quero agradecer”, expressa o músico seus sentimentos.


Gilka Sant’Anna era esposa do deputado federal Fernando Sant’Anna (PCB). Ela deixa três filhos, Márcia, Pedro e Isabella.

Comentários

Postagens mais visitadas