Teatro Vila Velha exibe o espetáculo DQ2014, releitura contemporânea da obra Dom Quixote de la Marcha, nesta sexta-feira

Após a transmissão gratuita, a equipe do espetáculo se reúne para uma roda de conversa

 

Nesta sexta-feira (01), às 19h, acontece a exibição gratuita do espetáculo DQ2014, realizado em parceria com a Companhia Novos Novos, no palco virtual do Teatro Vila Velha (www.youtube.com/teatrovilavelha). A peça é inspirada na obra clássica Dom Quixote e agrega em sua montagem aspectos contemporâneos e baianos. DQ2014 fez parte da segunda edição do KCena, projeto lusófono de teatro jovem que promove o intercâmbio teatral entre atores do Brasil, Portugal e Cabo Verde, tendo direção de diversos diretores como Márcio Meirelles, Chica Carelli, o inglês Graeme Pulleyn, e do cabo-verdiano João Branco. Depois da transmissão, Marcio Meirelles, Graemme Pullyn, a preparadora de elenco da Companhia Novos Novos, Débora Landim, e os atores Albert Elliot, Rosa Abreu, Felipe Pires, Laura Spavier, Gabriel Lemos e Pedro Zaqui se reúnem para uma roda de conversa sobre o espetáculo e processo de criação também no Youtube do Vila.

 

Em 2014, vinte e quatro jovens atores da Companhia Novos Novos ficaram imersos no processo de criação com o diretor inglês Graeme Pulleyn, radicado em Portugal,  e subiram ao palco do Teatro Vila para apresentar o espetáculo DQ2014. A peça atualizou e aproximou da realidade soteropolitana o clássico Dom Quixote de la Mancha, do espanhol Miguel de Cervantes, adicionando elementos e ambientações inusitadas, como uma festa rave, a polícia militar e até um reality show. O processo para criação de DQ2014 se dividiu em três etapas: a primeira, uma exploração da obra clássica por meio da improvisação e da conversa. A segunda, seleção dos episódios e construção da dramaturgia. E por fim, a terceira etapa, marcada pela realização dos ensaios. 

 

A COMPANHIA NOVOS NOVOS 

Grupo fundado no ano de 2000 pela atriz, diretora, educadora e pesquisadora Débora Landim. Sua história de criação está ligada à trajetória do Teatro Vila Velha (TVV, o Vila), importante equipamento artístico de Salvador (Bahia), inaugurado em 1964 pela Sociedade Teatro dos Novos, formada por alunos dissidentes da Escola de Teatro da UFBA. O princípio da Companhia Novos Novos teve grande incentivo do multiartista Marcio Meirelles, um dos responsáveis pela revitalização do TVV e sua reabertura em 1998; e da escritora, produtora e atriz Sonia Robatto, integrante da Sociedade Teatro dos Novos. Ambos participaram e colaboraram em vários projetos da companhia, em diferentes frentes. Mas é o fazer de oficinas de teatro para crianças, em projetos desenvolvidos e ministrados por Débora Landim no Vila, no período de 1997 a 2000, que foi o fio que entrelaçou essas diversas teias criativas. 

 

A Novos Novos tem um repertório dedicado ao público infantojuvenil. Coloca em seus trabalhos discussões pertinentes ao undo contemporâneo, criando peças teatrais nas quais ludicidade, poesia e temas como tradição, respeito, necessidade de se impor contra preconceitos e desigualdades, empenho e poder de superação são destacados, sempre enfatizando a urgente necessidade do humano se posicionar frente ao seu tempo, e se posicionar de maneira construtiva e emancipadora. Então, as encenações também são feitas para os adultos, pais e responsáveis pelas crianças que acompanham naquele momento de fruição de arte. É esse um dos desafios que escolhemos na Novos Novos: realizar espetáculos para crianças e jovens, mas que tenham a capacidade de também acessar os adultos, trazê-los a esse outro lugar de simbologia transformadora que é o teatro. 

 

 

SERVIÇO

Exibição gratuita

DQ2014 (Companhia Novos Novos)

01/10

19h

Youtube  do Vila

Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas