Projeto Oficinas de Criação promove mesa redonda sobre teatro virtual


Cena da peça "Julia", dirigida por Christiane Jatahy, uma das convidadas da mesa

Na próxima terça-feira, 23/02, às 19h, no Youtube do Vila (youtube.com/teatrovilavelha) o projeto "Oficina de Criação de Um Espetáculo Teatral" promove uma mesa redonda com o tema "Isso é teatro? Palco, câmera e tecnologias" com o intuito de discutir as possibilidades de encenação no território virtual, ampliar olhares sobre as interações do teatro com as novas tecnologias e compartilhar experiências em webteatro. 


O bate-papo, gratuito e aberto ao público, será mediado pelo ator e diretor Celso Jr. e contará com a participação de Christiane Jatahy, cineasta e encenadora brasileira reconhecida por realizar diálogos entre as linguagens teatro e cinema; Rodolfo García Vázquez, diretor, dramaturgo, fundador da companhia Os Satyros e da SP Escola de Teatro; e Marcio Meirelles, dramaturgo, encenador e diretor artístico da Companhia Teatro dos Novos e do Teatro Vila Velha. 


Além de debater os diálogos entre o teatro e o audiovisual, muito frequentes na cena contemporânea mesmo antes da pandemia, os convidados compartilham experiências realizadas já durante o período de isolamento social. 


Com Os Satyros, Rodolfo García Vázquez dirigiu o primeiro espetáculo brasileiro em formato live, "A Arte de Encarar o Medo", que estreou em 20 de março de 2020. De lá pra cá, a companhia realizou outros quatro espetáculos virtuais, um deles reunindo artistas do Brasil, Senegal, Nigeria, Suécia, Cabo Verde, África do Sul, Zimbábue e Inglaterra. Hoje, o artista prepara-se para a estreia de "As Mariposas", em 19 de fevereiro, no espaço virtual do grupo. 


O encenador Marcio Meirelles, com a Companhia Teatro dos Novos, realizou em formato virtual o espetáculo "Fragmentos de um Teatro Decomposto" e a leitura "As Palavras de Jó", em 2020, e hoje prepara-se para duas novas estreias online, programadas para o mês de março no Novo Vila Virtual: a peça "Quem não morre não vê Deus", com estreia no dia 3, e "Os três Pablos Guerreiros contra o dragão da maldade", com estreia no dia 25.


Já Christiane Jatahy compartilha com o público experiências de uma longa trajetória de pesquisa que explora as fronteiras entre teatro, cinema e performance, e que rendeu trabalhos premiados em todo o mundo, como o filme "A Falta que nos move", filmado em 13 horas contínuas, sem corte, além da trilogia teatral “Julia”, “E se elas fossem para Moscou?” e "A floresta que anda" e a peça “A Regra do Jogo” criada em Paris à convite da Comédie-Française, em 2017.


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Serviço:


Projeto Oficina de Criação de um Espetáculo Teatral


Mesa Redonda 

"Isso é teatro? Palco, câmera e tecnologias" 

23/02, terça-feira, 19h

Youtube do Vila (www.youtube.com/teatrovilavelha

Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas