Sobre ser LIVRE

                                

A liberdade é uma das maiores utopias da humanidade, a ideia de poder fazer tudo o que quisermos, quando quisermos e com quem quisermos sempre mexeu com o imaginário do povo, sobretudo, por vivermos em sociedades normatizadas em todas as suas nuances.

A ideia da liberdade, no entanto, também assusta quando pensada sob o ponto de vista do respeito, dos limites que cada um de nós impomos (e que são impostos) aos nossos corpos e subjetividades. Seja fantasia ou temor, é certo que buscamos a liberdade de diversas formas, e na Universidade LIVRE do Teatro Vila Velha, essa aventura se dá através da arte e do próprio fazer artístico.

Criada em 2013, a LIVRE é o programa de formação da Companhia Teatro dos Novos, com metodologia própria e caráter profissionalizante. O programa pedagógico inclui diversos fazeres técnicos e artísticos das artes do palco. É com a LIVRE que se inicia a nova etapa da Companhia, que passa a formar novas gerações de artistas capazes de levar o grupo adiante.

Através de oficinas com temáticas e objetivos diversos, os livrianos vivenciam experimentos que extrapolam os aprendizados postulares relacionados às artes dramáticas e formam-se enquanto atores políticos. Fora das salas de ensaio, a formação continua. Eles atuam na comunicação, na luz, na bilheteria e na administração, e assim, pouco a pouco concebem o teatro de maneira completa e tomam conhecimento de tudo o que é necessário para mantê-lo de pé.

Neste espaço, os livrianos caminham entre ditos e não ditos, passeiam por tragédias gregas e comédias shakesperianas, arrastam cortejos carnavalescos pelas ruas e levam as ruas para o palco. São semelhantes e diversos ao mesmo tempo, trajados por um branco encardido aprendem todos os dias como podem ser cada vez mais livres e escolhem o que fazem com suas liberdades.

 Nesta mostra estão reunidas imagens produzidas por livrianos, apoiadores, oficineiros e por todos aqueles que contribuíram com cliques dos processos, ensaios, montagens, bastidores, até chegar aos espetáculos. Queremos mostrar todos nós e cada um de nós, a LIVRE como um grupo e as individualidades que a compõe.

Aqui também mostramos a nossa fraternidade, o nosso caos, os afetos e os encontros, a energia dos livrianos e a vontade tanto de ser livre através da arte, quanto de atestar, pela própria arte, todas as vezes em que a liberdade faltar.

Há também nesta exposição, a gratidão dos que passam e que passaram pela LIVRE, dos que construíram e desconstruíram em prol do desenvolvimento do Teatro Vila Velha, que nasce justamente em tempos obscuros nos quais a liberdade era a maior das ameaças, mas o Vila nunca deixou de ser livre, e enquanto existir Universidade Livre, jamais deixará de ser.

Na LIVRE, nos confrontamos todos os dias sobre o que fazemos com a nossa liberdade. E você, o que faz com a sua?   






Registros da exposição A LIBERDADE É UMA UTOPIA - uma exposição LIVRE por @anandona/@artfxto
Texto de Jordan Dafné, participante da universidade LIVRE do Teatro Vila Velha

Comentários

Postagens mais visitadas