SEMINÁRIO JEAN-YVES LOUDE

A adida cultural do consulado Francês na Bahia, Irène Kirsch avisa do Seminário Jean –Yves Loude, que vai acontecer no PAF I nos dias 4 e 5/10, a partir das 14h. O tema é “O Encontro da África e da Europa” (4/10) e “Pepitas Brasileiras” (5/10).

Jean-Yves Loude é jornalista, etnólogo e escritor. Nasceu em Lyon, no sudoeste da França, em 1950. Foi a partir da leitura de autores como Alexandra David-Neel, Kipling, Kessel, Jules Verne que ele, ainda na adolescência, desejou tornar-se escritor viajante. Aos vinte anos trocou a Europa pela Índia, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Irã, as suas grandes primeiras viagens. Desde então, ele não pára de percorrer os continentes à procura do humano, na tentativa de descrever as riquezas das culturas e o imaginário dos povos. A experiência vivida e as informações recolhidas nas inúmeras cidades que percorreu são o substrato e o ponto de partida para a criação de seus textos literários.

Depois de concluir o doutorado em Antropologia, viveu dois anos junto aos Kalash, montanheses politeístas do Himalaia, no Paquistão. Durante a temporada paquistanesa pode pesquisar e recolher o material para desenvolver o trabalho etnográfico. Em outro momento, em Cabo Verde, recolheu músicas locais crioulas, possibilitando assim, um resgate histórico da tradição africana.

Loude é autor de uma obra variada que abarca o romance, o ensaio, a etnologia, os relatos de viagem, a poesia e o romance juvenil. Dos seus livros, destacamos Le Roi d'Afrique et la Reine Mére (1994), La Réserve des Visages Nues (2000), Sonate D'Autommne à Montréal (2001) Cap-Vert, Notes Atlantique (2002).

Comentários

  1. ola eu nao quero falar o meu nome mas o jean ira visitar minha escola na segunda feira e eu e minha turma estamos muito anciosos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas