Começou!

O III Fórum de Performance Negra começou. Recortamos trechos de falas das autoridades presentes hoje na abertura para dar o tom das discussões que devem seguir até esta quinta-feira. Acompanhe!

"84,7% dos grupos que participam desse III Fórum Nacional de Performance Negra não têm qualquer tipo de subvenção. Os outros 15,3% têm alguma subvenção. Alguma, apenas. Issó é um abismo". Hilton Cobra, o ator Cobrinha, da Companhia dos Comuns.

"É preciso que os grupos negros de artes cênicas participem massivamente dos editais lançados pelo governo." Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon.

"Do primeiro para o terceiro fórum, pulou de 7 para 41 o número de grupos de dança e teatro negros baianos. São grupos invizibilizados pelo preconceito e pela inércia do governo em criar políticas de fomento e promoção. O Fórum é a afirmação da nossa presença e contribuição política e cultural para a história. Luiza Bairros, secretária de Promoção da Igualdade/BA.

"Existe no Brasil uma dificuldade de se organizar, se institucionalizar. Precisamos firmar cada vez mais essa rede e compartilhar o conhecimento de como distribuir esse poder que está na cultura". Marcio Meirelles, Secretário de Cultura do Estado da Bahia.

"Estamos engatinhando em termos de organização política. É essencial que se conheça a dinâmica de cada região e, pelas diferenças, construir diretrizes para políticas e ações". Américo José Córdula, secretário da Identidade e da Diversidade/MinC.


"O Fórum é hoje uma peça importante para o reconhecimento da contribuição do negro na construção da cultura nacional". Zulu Araújo – Presidente da Fundação Cultural Palmares, do MinC.

"É preciso garantir esse diálogo com a as artes e a cultura na construção de políticas públicas para as populações negras, sobretudo com o viés da inclusão social". Ministro Edson Santos, da SEPPIR - Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

"Todo o Ministério da Cultura deve se envolver com a questão negra". Sérgio Mamberti - Presidente da FUNARTE - Fundação Nacional das Artes.

Comentários

Postagens mais visitadas