Eu aqui totalmente embalada pelo som de Coldplay, pensado na minha vida e obviamente em teatro...
Eu sei que teatro é uma carreira extremamente difícil, com certeza, é um mundo muito árduo, não é tão fácil ganhar dinheiro nese ramo. Sei também que existe algum preconceito com as pessoas dessa área, mas não sabia que era tanto!
Estou trabalhando com uma galera nova, adolescentes e talz, e fiquei abismada em como muitos pais se portam diante do fato de seus filhos estarem envolvidos com teatro. Dói muito lá dentro.
Em que mundo vivemos afinal?? como a cultura pode ser levada tão assim, como os profissionais da arte podem ser tão mal julgados???
É um pensamento tão triste e tão retrógrado, a idéia que se tem dos artistas é de drogas e promiscuidade um "mundo alternativo", será que ninguem pensa nas contribuições dadas ao mundo????? É decepcionante saber que isso é tão presente em nossa sociedade. É triste saber que alguém fala que eu uso drogas, ou qualquer outra coisa porque eu simplesmente cometi o praseroso "erro" de me apaixonar pelo teatro, só porque eu não quero ser médica, advogada, ou engenheira, pois afinal de contas trabalhar mesmo é isso... Pra mim isso é simplesmente cair no senso comum, porque afinal de contas é o que todo mundo faz, não? Não são esses os cursos mais concorridos, mais procurados e mais dificeis? Cadê a criatividade e coragem de ir atras de melhorar a cultura nesse pais??
Talvez seja por isso que eu tenha me apaixonado tanto assim por essa carreira, para enefrentar essas pessoas que acreditam que teatro deve ser apenas um passatempo, que deve-se primeiramente ter uma profissão "de verdade", a dificulade me assusta, mas também me atrai, sei que terei que lutar muito, e por isso sei que quando conquistar o que quero a sensação será muito mais gratificante do que se eu passase no exame da OAB...
A cada dia que acordo sei que será uma nova briga, para conseguir patrocinadores, para melhorar a atuação de meus atores e para mostrar que o teatro é (graças!) um mundo alternanivo sim! Alternativo pelas suas possibilidades diversas de a cada dia ser uma pessoa diferente, um personagem novo, e de acada dia acordar disposta a mudar as cabeças duras dessas pessoas antiquadas que não conseguem ver que antes de tudo o teatro é um instrumento transformador...

Marcelle

Comentários

  1. Ler esse texto fez eu lembrar de mim mesma... Não escolhi estudar Teatro, mas escolhi estudar Letras e Relações Públicas. Quando eu digo que estudo Letras, o povo faz "ah", quando digo que estudo Relações Públicas, o povo faz "han?" ou "o que?". Aí lá vou eu ter de explicar o que são Relações Públicas.

    Mas amo RP e comunicação de modo geral. É a minha vida... Então eu insisto! E gosto de Letras também, é uma carta na manga, uma possibilidade. E não largaria nenhum desses dois cursos para estudar Direito, com todo o respeito aos amantes dessa carreira... O meu caso (e o de Marcelle, acredito) é apenas uma questão de afinidade pessoal, vocação? rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas