Carlos Moraes abre a série de Fala Vilas especiais sobre Dança




Platéia atenta no Cabaré dos Novos do Vila

O primeiro Fala Vila do Mês da Dança, realizado na última terça-feira, abriu em grande estilo a rodada de mesas-redondas preparadas para discutir questões relacionadas corpo e ao movimento. O nosso primeiro convidado foi o maitre de balé Carlos Moraes, que trouxe seus conhecimentos sobre o Balé Clássico, alcançando uma platéia de 62 pessoas, em sua maioria, dançarinos, coreógrafos, professores e estudantes de dança. Entre os presentes, estiveram as professoras Lusinete, com seus alunos do Ilê Ayiê, e Leda Ornellas, com alunos da SESC, a Associação Afro Os Negões, sediada na Vasco da Gama, Carlos Eduardo , diretor da área artística do Malê de Balê, além dos integrantes da própria Cia. Viladança.


Carlos Moraes ao lado de Cristina Castro, diretora da Cia Viladança


Elísio Pitta - diretor da Cia Balé da MatA - também veio conferir a fala de Carlos Moraes e, encantado, nos deixou o seguinte depoimento:

O 'Sermão' do Mestre Carlos Moraes

Foram algumas horas de alumbramento. O homem é uma enciclopédia viva. Com a sua narrativa levou toda a platéia em uma jornada de luz pelos caminhos da historia da dança – de Porto Alegre onde ele começou, ao Rio de Janeiro onde se celebrizou, da Bahia onde ele mais viveu, aprendeu e ensinou, e, finalmente, do mundo, lugar onde ele é apenas um passageiro.

Foi como se estivéssemos diante da 'W.W.W.' com emoções. Suas ilustrações em forma de grandes 'Bailados' foram divinas. Para 'alguém que apenas está tentando'. Ele é o máximo! Tudo isso precisa ser documentado para as novas gerações.

Como diz o Mestre Curió – 'De boca o vento leva'.

Deixai-nos beber mais e mais dessa fonte de sabedoria...

Continua...

Na próxima terça (10/04), receberemos a performer Ciane Fernandes, que irá apresentar ao público alguns dos resultados de seus estudos sobre as tendências mais recentes da dança, especialmente a dança-teatro e a estética alemã. Sua apresentação contará com o apoio de vídeos cedidos gentilmente pelo Göethe Institut. A palestra começa às 19h e todo público está convidado.

Comentários

Postagens mais visitadas