quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Toda terça-feira tem Cabaré da Rrrrraça


A partir deste mês, o Bando de Teatro Olodum e o Teatro Vila Velha iniciam um novo modelo na programação da casa. Trata-se da temporada contínua de “Cabaré da Rrrrraça”, todas às terças feiras, sempre às 20 horas, durante todo o ano. A estreia dessa nova fase acontece no próximo dia 20/09 e contará com a participação da atriz Eddy Veríssimo, d´A Outra Cia de Teatro, no papel da cabeleireira Marilda Refly, substituindo Cássia Valle, nos dias 20 e 27/09.

Diretor do espetáculo e do Vila Velha, Marcio Meirelles, nos informa que a decisão de manter o espetáculo em cartaz todas as terças foi tomada pelo teatro e pelo grupo. “Primeiro porque enquanto houver racismo e a falsa idéia de democracia racial ele será necessário. Depois porque economicamente é positivo, podemos nos remunerar com a bilheteria, uma vez que não contamos com nenhuma forma de patrocínio, e isso não é motivo de orgulho, é um fato para se pensar. Orgulho é botar o bloco na rua, porque somos necessários, ao invés de ficar chorando e acusando os outros pela nossa incapacidade de produzir. E também é importante porque abrimos na cidade um evento calendarizado de teatro, o que, a médio prazo deve gerar um público que pode se programar, como o público de escolas, de organizadores de eventos, de agências de turismo, e por aí vai", diz.

O espetáculo trata de uma tema básico para a sociedade brasileira: o que é ser negro na atualidade? Depois da política do branqueamento, passando pelas ações afirmativas, as cotas raciais. E discute questões como essas com inteligência, humor, música e dança. “Boa noite resistência e boa noite brancos. Este é um espetáculo, didático, panfletário e interativo”, avisa o consciente personagem Wensley, criado por Lázaro Ramos e atualmente interpretado por Sergio Laurentino, sendo a deixa para o início de uma sucessão de cenas cotidianas que colocam em cheque a nossa suposta ‘cordialidade racial’.

Catorze anos depois da sua estréia, “Cabaré da Rrrrraça” permanece atual e se renova na sua interatividade com o público que pode participar dando depoimentos. O espetáculo, que começou no espaço do Cabaré dos Novos, ganhou as dimensões de um grande musical no palco principal com músicas ao vivo criadas pelo diretor musical Jarbas Bittencourt, coreografadas por Zebrinha e continua atraindo centenas de espectadores.

20 e 27/09 | ter | 20h
R$ 20 e 10
Palco Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário