CONVITE DE ADESÃO PARA O ATO DE 27 DE MARÇO E ELABORAÇÂO DE LEI DE FOMENTO ÀS ARTES CÊNICAS NO ESTADO DA BAHIA

O Redemoinho é um movimento que une coletivos teatrais de 11 estados do Brasil. Em seu último encontro, em dezembro de 2007, na cidade de Porto Alegre, os grupos se reuniram com a necessidade de afirmar a criação de condições sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade na qual a arte e a cultura sejam compreendidas como um direito universal.

Por isso o Movimento Redemoinho gostaria de convidá-los para participar de um grande ato público a ser realizado no dia 27 de março de 2008, dia do teatro, no qual estarão reunidos muitos setores de nossa sociedade, entendendo e afirmando a arte como campo de pensamento e de atuação pública, fundamental para o exercício da cidadania. A idéia é que nesse dia o teatro aconteça no ato público, e não nas salas de espetáculos.

No ato do dia 27 de março será lido um manifesto e será proposto o Prêmio Teatro Brasileiro (para todo o país) e a Lei de Fomento às Artes Cênicas no Estado da Bahia, como exemplos possíveis de política de Estado para a cultura.

Prêmio Teatro Brasileiro é um programa público a ser estabelecido em lei que destina recursos para: produção de espetáculos teatrais com relevância artística, circulação de espetáculos e/ou atividades teatrais com relevância artística e manutenção de núcleos artísticos com trabalho contínuo. Os recursos são descentralizados por região bem como o julgamento se dá também por região. Prêmio Teatro Brasileiro é um projeto de lei que atende artistas independentes, produtores teatrais e grupos de teatro.

A Lei de Fomento às Artes Cênicas no Estado da Bahia, baseada na Lei de Fomento ao Teatro do Município de São Paulo, prevê verba do estado destinada a trabalhos continuados de grupos artísticos nas áreas de teatro, dança e circo.

A organização deste ato, bem como as discussões acerca da Lei de Fomento às Artes Cênicas no Estado da Bahia estão acontecendo aos sábados, às 10h, no Teatro Gamboa.

Realização: REDEMOINHO – Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral.

Comentários

Postagens mais visitadas