notícias de lá - Viagem do Bando
Dando providência ao nosso projeto "Respeito aos mais velhos", ontem fomos conversar com Pai Euclides, responsável pelo Terreiro Fanti Ashanti - um homem muito sábio que ingressou no Candomblé em1944. Passamos a tarde inteira ouvindo histórias de gêges, nagôs e ashantis que chegaram em São Luis e fizeram a história dessa terra. Depois fomos ver o "Boi de seu Laurentino", num bairro periférico chamado Fé em Deus; um Boi de matraca, tradicional aqui do maranhão. Assitimos a morte do Boi e conhecemos o Barracão onde ficam guardadas as alegorias e instrumentos percussivos.
Hoje visitamos outro terreiro, o Camafeu de Oxóssi, da Yalorixá Maria 7 flexas. O único da linhagem Terecô no Brasil.Conversamos, entrevistamos e saimos maravilhados com sua religiosidade e sabedoria.
As oficinas começaram hoje com inscrições esgotadas. Por conta dos espetáculos, criou-se um interesse muito grande na dramaturgia do Bando, na dança, na música. A troca está sendo muito rica, pois a cultura negra aqui é efervecente. Jorge (Washington) disse que "é a viagem mais rica culturalmente que já fizemos; quero absorver tudo que puder..."
Chegaremos a Salvador bem em cima das apresentações de Áfricas no Vilerê, dias 17, 18. Estamos com uma boa expectativa para essas apresentações, por serem justamente no mês das crianças.
Ah! E também estamos muito felizes, satisfeitos, alegres, esfuziantes e comemoramos muito a indicação do seriado Ó Paí, ó para o prêmio Emmy. Maravilha!
Um abraço,
Auristela Sá
São Luís - 06/10/2009
Comentários
Postar um comentário