Espetáculo "Romeu & Julieta" retorna aos palcos do Teatro Vila Velha

Cena da peça "Romeu & Julieta". Foto: Diney Araújo

Depois de levar 1.192 pessoas ao Teatro Vila Velha durante o último mês de dezembro, o espetáculo Romeu & Julieta, de William Shakespeare, sob direção do encenador Marcio Meirelles, retorna à cartaz como parte do 14º Amostrão Vila Verão, projeto que movimenta a cena cultural baiana durante a estação. A montagem ocupa o Teatro Vila Velha aos domingos de janeiro e fevereiro, sempre às 19h, até 12 de fevereiro. Os ingressos estão à venda pelo site www.teatrovilavelha.com.br.


O espetáculo, fruto de um longo ano de trabalho da universidade LIVRE do teatro vila velha, programa de formação de artistas mantido pelo teatro, leva à cena 24 atrizes e atores. A recepção do público e crítica foi positiva. "A julgar pela concepção, preparação e pela encenação, em si, espectador nenhum sairá de casa em vão para assistir à montagem de Romeu e Julieta, dirigida por Marcio Meirelles, à frente dos participantes da Universidade Livre do Teatro Vila Velha", escreveu José Roberto O'Shea, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, tradutor e especialista em literatura inglesa.

"Mais uma vez, impressionou-me sua criatividade, pois Márcio vai além da superfície do texto, conhecido simplesmente como romântico, em torno do amor impossível entre jovens. Aqui, o público é apresentado à desconstrução dessa simplicidade. A montagem confirma que Romeu e Julieta é também uma das peças mais obscenas de Shakespeare, em particular, com relação à linguagem da Ama, de Mercúcio e dos criados Gregório e Sansão, personagens irreverentes, donos de falar e gestos lascivos, que Márcio Meirelles traz ao palco com maestria", escreveu a professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal da Bahia, Elizabeth Ramos, especialista na obra de Shakespeare.

Em cena, diferentes atores e atrizes revezam-se na interpretação dos papéis, aspecto da montagem destacado pela jornalista e crítica teatral Eduarda Uzêda. "Não é fácil trabalhar com 24 atores jovens (a média de idade é de 22 anos), com pouca experiência teatral em obra canônica (em verso), mas o diretor concebe encenação ousada, onde os intérpretes desempenham vários papéis, de homens e mulheres, independente do sexo do personagem, além de dançar e tocar", escreveu, em crítica publicada no jornal A Tarde.


Outros desafios estiveram presentes no processo de montagem, que incluiu um longo e intenso trabalho de pesquisa, envolvendo consultas de diferentes textos, traduções, filmes, artigos e documentos que auxiliassem nas escolhas textuais para trechos diversos da obra. "A maior dificuldade para se montar um Shakespeare é atravessar todas as densas camadas de polimento, academicismo, erudição, despolitização, puritanismo lançadas com o tempo sobre um teatro popular, político, vivo, ativo, erótico, violento, cruel e recuperar tudo isso", declara o encenador Marcio Meirelles, que dirige pela sexta vez uma peça de Shakespeare. O resultado pode ser visto no palco.

Sobre o Amostrão Vila Verão

O Teatro Vila Velha, como já é tradição, abre o ano de 2017 com uma intensa programação artística na 14ª edição do Amostrão Vila Verão. Entre 7 de janeiro e 18 de fevereiro, 15 espetáculos e shows ganham o palco do Vila, em um total de 50 apresentações de teatro, dança e música. Neste ano, o festival faz um panorama da produção artística baiana realizada em 2016, em sua diversidade de estilos, estéticas e gêneros, sem deixar de contemplar espetáculos consagrados pelo público. A cada dia da semana, sempre de terça a domingo, o público pode assistir a uma atração diferente. Os ingressos já estão à venda pelo site www.teatrovilavelha.com.br com preços promocionais para quem comprar antecipadamente. No Amostrão, há ainda espaço para quem quiser experimentar o fazer artístico através das Oficinas Vila Verão, que oferecem experiências em teatro, dança, música, audiovisual, circo, games, gastronomia, entre outras áreas, com inscrições no site www.sympla.com.br/oficinasvilaverao.

Realizado de forma independente pelo Teatro Vila Velha em parceria com a Carambola Produções, o 14º Amostrão Vila Verão movimenta a cena cultural baiana oferecendo alternativas de programação ao público soteropolitano e aos turistas, em um momento em que predominam festas e shows pré-carnavalescos.

Serviço

Amostrão Vila Verão
7 de janeiro e 18 de fevereiro de 2017 no Teatro Vila Velha
Programação completa e venda de ingressos no site www.teatrovilavelha.com.br

Romeu & Julieta
8, 15, 22 e 29/01, 05 e 12/02 // domingos // 19h
R$ 40 e 20 (lote promocional por R$30 e 15 até 7/01)
Teatro Vila Velha

Comentários

Postagens mais visitadas