Bando de Teatro Olodum abre inscrições para o Seminário Outras Áfricas

Promovido em convênio com o Fundo Nacional de Cultura, evento será realizado dias 18 e 25 de agosto

O Bando de Teatro Olodum está com inscrições abertas para os interessados em participar do Seminário “Outras Áfricas”, que o grupo promove nos dias 18 e 25 de agosto, no Teatro Vila Velha, das 09h às 12h. O evento gratuito, aberto ao público, faz parte do projeto homônimo realizado pelo grupo em parceria com o Fundo Nacional de Cultura, cujo objetivo é valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Cada dia, o seminário abordará um tema e trará dois especialistas para debater com a platéia questões ligadas a aprendizagem da história da África. As inscrições podem ser realizadas no Teatro Vila Velha ou no blog bandodeteatro.blogspot.com.

Com o tema História da África e o seu ensino nas escolas, o seminário contará no dia 18 de agosto com participação da pesquisadora Artemisa Odila Cande Monteiro, natural de Guiné Bissau e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, e do professor Antônio Cosme, mestrando em História na UNEB, com larga experiência em formação de professores e estudos sobre África em sala de aula. Artemisa atualmente cursa o Doutorado em Sociologia e preside a Semana da África, evento que congrega pesquisadores, professores e estudantes em torno de temas vários sobre o continente.

No dia 25 de agosto, será a vez do Seminário abordar o tema Panorama da África Contemporânea, com o professor natural do Congo, Jacques Depelchin, doutor em História da África, e do também professor Márcio Paim, bacharel em História pela Universidade Católica do Salvador e mestrando em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas