Redemoinho


O ator Gordo Neto está em Porto Alegre-RS onde representa o Teatro Vila Velha na terceira edição do Encontro Nacional do Redemoinho - Rede Brasileira de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral – de hoje (03) até 05 de dezembro. Jacyan Castilho, atriz do grupo Vilavox, também participa do encontro, que acontece na sede da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

A participação dos dois artistas no evento pretende, também, fortalecer a articulação do Vila Velha no evento, tendo em vista que o teatro sediará a quarta edição do encontro, no final de 2008. O Vila pretende formar, durante o próximo ano, a Regional Bahia do Movimento Redemoinho (como já acontece em outros locais), para fortalecer o teatro de grupo no estado.

Este ano, os cerca de 50 grupos integrantes do Redemoinho vão definir a elaboração de um calendário de ações políticas para o ano de 2008 com todos os estados participantes do Movimento. Entre os objetivos do Redemoinho estão a aprovação da proposta de destinar 2% do orçamento federal para a cultura e a instituição do Prêmio de Teatro Brasileiro, que prevê a liberação de R$ 50 milhões para o teatro nacional todo ano.

A Redemoinho é uma associação brasileira de grupos que mantêm ou disputam espaços de criação, compartilhamento e pesquisa teatral. Criada em 2004, funcionou até seu terceiro encontro como rede e, em 2006, deliberou transformar-se em movimento político cujos representantes, eleitos, têm a tarefa de atuar na cena pública e política. Integram o movimento grupos de destaque no cenário nacional como o Galpão (MG), Cia Ensaio Aberto (RJ), Clows de Shakespeare (RN), dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas