Fala Vila: O Verde na Cidade

Mesa-redonda reúne especialistas para discutir questões ambientais no espaço urbano

No Dia do Meio Ambiente (05/06), o Teatro Vila Velha abre espaço para o debate sobre as relações entre natureza e espaço urbano, no Fala Vila que acontece em meio a uma série de eventos promovidos pela SEMARH – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por toda a cidade. Teremos palestras com o ambientalista Everaldo Queiroz, que falará sobre o tema O verde que Salvador perdeu e com a arquiteta Aruane Garzedim, trazendo o foco sobre A função da vegetação no espaço urbano. O evento começa às 19h e contará ainda com a participação de representantes de órgãos ligados à preservação do meio ambiente e do patrimônio público.

Situado no Passeio Público, um dos parques instalados em meio à paisagem urbana da cidade de Salvador, o Teatro Vila Velha demonstra interesse em promover discussões em torno da temática ambiental, com objetivo de valorizar áreas de vegetação, arborização e paisagismo urbanos. “Para nós, o foco na preservação dos espaços verdes na cidade é importante também para chamar atenção para lugares como Passeio Público, que estão degradados, mas são fundamentais para o lazer, a educação ambiental e a qualidade de vida da população”, ressalta Cristina Castro, uma das articuladores do evento, integrante do colegiado que administra o Vila Velha.

As crianças também estão incluídas na programação dedicada ao meio ambiente, com a instalação interativa "Os Quatro Elementos", organizada pela Cia. Novos Novos no foyer do teatro, sob coordenação da museóloga Rita de Cássia Vale. Inspirada no espetáculo Mundo Novo Mundo, que faz parte do repertório da companhia, a instalação traz objetos que fazem referência à necessidade de preservação dos elementos da natureza. A instalação estará exposta de 1º a 26/06 e as crianças que forem visitá-la poderão plantar uma semente e acompanhar o crescimento da muda. "Queremos a cumplicidade e sensibilidade das crianças sobre a relação com o meio-ambiente e observar o crescimento de uma vida, de um grãozinho de feijão, pode dar um pouco a dimensão dessa responsabilidade", comenta Débora Landim, diretora da Novos Novos, explicando que as plantas poderão ser levadas para casa ao fim do período da exposição.

Serviço I
Fala Vila: O Verde na Cidade (mesa-redonda)
Palestrantes: Everaldo Queiroz, Aruane Garzedim
Dia: 05/06/2007 (terça-feira)
Horário: 19h
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha
Entrada franca

Participantes da mesa:
Eduardo Mattedi (Superintendente de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH)
Ary da Mata (Secretario Municipal do Meio Ambiente)
Elder Bello de Mello (Superintendente do Palácio da Aclamação do Estado da Bahia)
Frederico Mendonça (Superintendente do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural de Bahia / IPAC)

Serviço II
Exposição: Os Quatro Elementos
Organização: Cia Novos Novos
Exibição: de 1º a 26/06/2007
Horário: das 14h às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas