Teatro Vila Velha promove oficina de Elaboração de Projetos em Mediação Teatral com Ney Wendell




Visando preparar os participantes do Vila em Rede a conceber, executar e avaliar projetos de mediação teatral para uma diversidade de públicos nas artes cênicas, a oficina em Elaboração de Projetos em Mediação Teatral acontece nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro, entre às 19h e 21h30, de forma remota na plataforma Zoom. A oficina é ministrada por Ney Wendell, professor da École Supérieure de Théâtre na Université du Québec en Montréal (Canadá), pós-doutor em sociologia da cultural pela UQAM, mestre e doutor em artes cênicas e graduado em licenciatura em teatro, ambos pela UFBA, além de trabalhar nas áreas de mediação cultural, arte social e ensino das artes. 


Os conteúdos serão apresentados numa abordagem mais prática e vinculados às demandas de construção de projetos dos participantes para seus grupos e espaços culturais.  Os cinco módulos do curso desenvolverão progressivamente a visão política, social, cultural e econômica da mediação teatral com o intuito de mobilizar os participantes a atuarem posteriormente como mediadores em seus projetos artísticos. Inicialmente, haverá uma introdução básica sobre o histórico e os conceitos atuais da mediação teatral seguindo pelo conhecimento das fases da ação mediadora do antes, durante e depois do evento teatral. Os participantes terão a oportunidade de conceber e escrever cadernos de mediação teatral assim como projetos que poderão servir como bases para futuras solicitações de financiamentos de seus grupos e espaços. O curso será finalizado com a apresentação de propostas de mediação teatral que foram desenvolvidas individualmente ao longo da formação. 

A oficina em Elaboração de Projetos em Mediação Teatral é uma iniciativa do Vila Em Rede, um canal de diálogos e ações composto por artistas, gestores, ativistas e mobilizadores culturais de diversos territórios da Bahia. Criada pelo Núcleo de Mediação Cultural do Teatro Vila Velha em 2021, a rede se propõe a difundir espetáculos artísticos dos diferentes territórios, além de bate-papos, discussões, oficinas, ações formativas que visam expandir a relação das produções artísticas com os mais diversos públicos. Os interessados em fazer parte da rede pode entrar em contato com o e-mail: mediacaoculturaltvv@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas