Nota de Apoio ao Teatro Popular de Ilhéus

Foto: José Nazal


Durante a noite de 26 de agosto um forte vento causou o colapso da lona onde, até março de 2020, funcionava a Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. Figurinos, cenários, equipamentos de luz e som, documentos e o Palco Rodante se encontravam debaixo da lona, já que o grupo não tinha outra alternativa para o seu armazenamento. Agora, o TPI está tentando resgatar e salvar esse material de grande valor histórico e cultural. Enfrentando dificuldades financeiras desde 2019, e com o fechamento imposto pela pandemia, o Teatro Popular de Ilhéus devolveu o espaço ao proprietário em outubro de 2020. Desde então, o grupo se encontra sem sede, precisando urgentemente de um novo local para guardar seus pertences. 


Fundado em 1995, o TPI se constitui num grupo de pesquisa de linguagem continuada. Através das criações artísticas e da realização de atividades, como debates, encontros e estudos que contribuem para a formação cultural do seu público, o grupo se mostra relevante para a cultura baiana. Há 26 anos o TPI luta por uma sede própria, para que assim os equipamentos, figurinos e cenário possam ser guardados de forma adequada. A necessidade de um local físico se tornou um grande desafio, uma vez que os pertences estão sob uma lona em estado avançado de deterioração. Essa situação representa grande risco à preservação do patrimônio cultural. Sem a sua conservação, talvez não seja possível dar seguimento às atividades propostas pelo TPI futuramente. 


O Teatro Vila Velha acredita na cultura e na arte como instrumento de transformação e melhoria social, e como parceiro do Teatro Popular de Ilhéus, se solidariza com a situação. Contamos com a ajuda da população e de toda comunidade artística para que divulguem a atual situação do TPI. Proporcionar visibilidade a essa circunstância é um bom começo para tentarmos reverter essa situação. Em breve, o TPI realizará uma campanha para que possamos ajudá-los a chegar em uma resolução.

Comentários

Postagens mais visitadas