Teatro Vila Velha recebe abertura do XII ENECULT


O palco do Vila abriga a mesa de abertura do XII Enecult - Encontro Nacional de Estudos Multidisciplinares em Cultura, que acontece no dia 15 de novembro, terça-feira, das 18h às 21h com o tema “Caminhos e Descaminhos da Democracia no Brasil”. Estão confirmadas as participações do deputado estadual (RJ) Marcelo Freixo, a psicóloga, pesquisadora, ensaísta e jornalista Maria Rita Kehl e o professor de Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador Jessé Souza. O XII Enecult é aberto ao público, limitado à disponibilidade de vagas nos locais. 

A décima segunda edição do evento acontece entre os dias 15 e 18 de novembro de 2016, em Salvador, e tem realização da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação. O evento conta com com a parceria do Observatório do Itaú Cultural. Conheça a programação completa em www.cult.ufba.br/enecult/programacao-2016

Saiba mais sobre a mesa Caminhos e Descaminhos da Democracia no Brasil"

Coordenação: Fernanda Argolo e Renata Rocha

A crise econômica e política enfrentada pelo Brasil foi instrumentalizada e potencializada por setores do poder judiciário, da grande mídia e do campo da política. Este processo feriu a democracia e demonstrou a fragilidade da cultura democrática no país, contribuindo para o acirramento das disputas pela redefinição, não apenas do sistema político, mas das práticas culturais, econômicas e sociais nos diversos espaços de enunciação. O XII ENECULT, comprometido em acompanhar e refletir sobre os dilemas da sociedade brasileira, propõe para sua mesa de abertura um debate sobre os caminhos e descaminhos de nossa ainda recente democracia.
Expositores:
Jessé Souza - Professor universitário e pesquisador brasileiro. Formado em direito pela Universidade de Brasília, concluiu o mestrado em sociologia pela mesma instituição. Em 1991, doutorou-se em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg (Alemanha), país onde obteve livre docência nesta mesma disciplina Universität Flensburg, em 2006. Também fez pós-doutorado em sociologia na New School for social research, Nova Iorque. Em 2015, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente, é professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense.
Marcelo Freixo - Professor e deputado estadual pelo Rio de Janeiro, filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Antes de se eleger deputado estadual foi pesquisador da ONG Justiça Global e consultor do deputado federal Chico Alencar na área de Direitos Humanos. De 1993 a 1995, foi diretor do Sindicato dos Professores (SINPRO) de São Gonçalo e Niterói. Em quase 20 anos de trajetória, coordenou inúmeros projetos educativos no sistema penitenciário, presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro e destacou-se como coordenador da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ.
Maria Rita Kehl - Formada em psicologia pela USP. Mestra em Psicologia Social pela USP e Doutora em Psicanálise pela PUC-SP, também é ensaísta e jornalista. Foi editora do Jornal Movimento, um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa durante a Ditadura. Em 2010, venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria “Educação, Psicologia e Psicanálise” com o livro O Tempo e o Cão – A Atualidade das Depressões e em 2013 recebeu o prêmio do “Movimento Humanos Direitos” (MHuD), por seu capítulo sobre camponeses e indígenas no relatório da Comissão da Nacional da Verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas