Teatro Vila Velha abre inscrições para Oficinas Vila Verão



O projeto, que acontece entre 9 de janeiro e 5 de fevereiro de 2017, tem preços promocionais para inscrições feitas neste mês de novembro, e oferece experiências em teatro, música, dança, audiovisual, entre outros

O Teatro Vila Velha abre a partir desta segunda-feira, 14 de novembro, o primeiro lote de inscrições para as tradicionais Oficinas Vila Verão, com preços promocionais para quem se inscrever durante o mês de novembro e dezembro. O projeto, que em 2017 chega a sua 19ª edição, acontece entre 9 de janeiro e 5 de fevereiro, oferecendo oficinas nas áreas de teatro, dança, música, fotografia, aquarela, confeitaria, entre diversas outras. As atividades são voltadas a um público diversificado e contemplam desde artistas profissionais a pessoas que desejam experimentar o fazer artístico pela primeira vez. As oficinas integram o Amostrão Vila Verão, que movimenta o Teatro Vila Velha durante os meses de janeiro e fevereiro com uma intensa programação cultural que reúne teatro, música e dança, e cujas atrações serão anunciadas em dezembro.

"Neste ano, as Oficinas Vila Verão têm muitas novidades. Além de novas oficinas, como aquarela, stiletto e confeitaria, estamos fortalecendo os workshops voltados a atores experientes ou em formação. Vamos trazer a Salvador  a atriz Lydia dell Picchia, do grupo Galpão”, conta Chica Carelli, coordenadora do projeto. Outra novidade é a inscrição online através da plataforma Sympla(www.sympla.com.br/oficinasvilaverao), além da inscrição presencial na bilheteria do Teatro Vila Velha, de segunda a sexta-feira, das 15 às 18h.

Entre as novas oficinas estão as oficinas “Maquiagem Teatral” com Roberto Laplane, “Aquarelando” com Bruno Marcello, “Alongamento Aéreo em Dupla” com Gal Sarkis, “Confeitaria” com Marisia Motta, “Estúdio de Games” com Maurício Juliano, "Fotografia" com Patricia Almeida, "Jardinagem para pais e filhos" com Mairisia Motta e “Stiletto” com Elivan Nascimento. Há ainda as tradicionais “Teatro para iniciantes” com Chica Carelli e com Zeca de Abreu, “Teatro para Crianças” com Débora Landim, “O Corpo e a Cena” com Bertho Filho, “Canto” com Marcelo Jardim, “Dança Afro” com Nildinha Fonseca e “Dança para Terceira Idade” com Marcelo Galvão, além da segunda edição da oficina “O Ator e a Dramaturgia do Século 21” com Celso Jr. Novas oficinas podem ser confirmadas ao longo do mês.

Reconhecido como um dos mais importantes centros de formação artística do estado, o Teatro Vila Velha tem as Oficinas Vila Verão, há 19 anos, como um dos projetos mais esperados e queridos pelo público. Nos últimos cinco anos, mais de mil alunos passaram pelas diversas oficinas de verão, passando a conhecer os bastidores e a participar, ao longo de um mês, do dia-a-dia do Vila.

Oficinas Vila Verão 2017
Informações e inscrições em www.sympla.com.br/oficinasvilaverao
Período das oficinas: 9 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017



LISTA DAS OFICINAS VILA VERÃOTEATRO/INTERPRETAÇÃO

Teatro para iniciantes com Chica Carelli
Período: de 09/01 à 05/02
Horário: Segundas e quartas das 14:30 às 17h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 14 anos
Local: Sala João Augusto


Teatro para iniciantes com Zeca de Abreu
(Turma 2)
Período: 10/01 a 05/02
Horário: Terças e quintas das 15 às 17:30h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 16 anos

Teatro para iniciantes com Iana e Ella Nascimento (Turma 3)
Período: 10/01 a 05/02
Horário: Terças e sextas das 10 às 12h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 250,00
Faixa Etária: 10 a 13 anos


O Corpo e a Cena com Bertho Filho
Período: 14/01 a 05/02
Horário: Sábados e domingos das 15h às 18h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 17 anos
 
O Ator e a Dramaturgia do Século 21 com Celso Jr.
(Para atores ou estudantes de teatro)
Período: 09/01 a 05/02
Horário: Segunda-feira das 19 às 22h
3º lote (janeiro): R$: 350,00
Faixa Etária: A partir de 17 anos



EU ME TRANSFORMO EM OUTRAS – O ATOR TRANSFORMISTA NA MONTAGEM DA DRAG
com Thiago Romero e Luiz Santana

Período: 10/01 a 31/01
Horário: Terças e quintas das 18h às 21h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: a partir de 18 anos

 
Oficina de Teatro para crianças - O que é ser criança? com Débora Landim
Período: 10/01 a 05/02
Horário: Terças e quintas das 9h às 11h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: 5 a 10 anos

DANÇA/ CORPO


Dança para crianças com Janahina Cavalcante
Período: 10/01 a 5/02
Horário: Terças e quintas das 14h às 15h
3º lote (janeiro): R$: 120,00
Faixa Etária: 7 a 10  anos 

Brincando de Circo
Período: 9/01 a 5/02
Horário: Segundas e quartas das 10:30h às 12h
Valor: 2º lote (janeiro): R$: 250,00
Faixa Etária: de 4 a 10 anos

Dança para Terceira Idade com Marcelo Galvão
Período: 9/01 a 05/02
Horário: Segunda e quarta-feira das 9h às 10h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 150,00

Afrojazz com Luiz Bokanha
Período: 9/01 a 05/02
Horário: Segunda e quarta-feira das 10h30 às 12h
3º lote (janeiro): R$: 140,00
Faixa Etária: a partir de 14 anos
 

Dança Afro-brasileira com Nildinha Fonseca
Período: 9/01 a 5/02
Horário: Segundas e quartas das 12:30h às 14h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 160,00
Aula avulsa: R$ 25,00
Faixa Etária: A partir de 14 anos

Stiletto com Elivan Nascimento
Período: De 10/01 a 05/02
Horário: Terças e quintas das 11:30h às 13h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 160,00
Aula avulsa: R$ 25,00

Alongamento Aéreo em Dupla com Gal Sarkis
Período: 09/01 a 05/02
Horário: Segundas e quartas das 18:30h às 20h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 160,00
Aula avulsa: R$ 25,00
Faixa Etária: A partir de 14 anos


OFICINAS DIVERSAS
Canto com Marcelo Jardim
Período: De 9/01 a 5 de fevereiro
Horário: Segundas e quartas das 10h às 12:00h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 14 anos

Estúdio de Games com Mauricio Juliano dos Santos
Período: de 14/01 ao dia 5/02
Horário: Sábado de 10h às 12h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 14 anos
Obs: É necessário trazer um notebook .

Canto para criança com Marcelo Jardim
Período: De 9/01 a 5 de fevereiro
Horário: Segundas e quartas das 16h30 às 17h30
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 150,00
Faixa Etária: de 6 a 11 anos 

Fotografia com Patricia Almeida
Período: de 13/01 ao dia 5/02
Horário: Sextas das 9 às 12h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 14 anos

Maquiagem Teatral com Roberto Laplane
Período: 9/01 a 05/02
Horário: Segundas e terças das 10h às 12h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 250,00
Faixa Etária: A partir 16 anos

Aquarelando com Bruno Marcello
Período: 14/01 a 5/02
Horário: Sábado das 10h às 13h
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 15 anos

Confeitaria com Marísia Motta
Período: 14/01 a 5/02
Horário: Sábado das 15h às 17h
Valor: 3º lote (janeiro): R$: 300,00
Faixa Etária: A partir de 6 anos

Jardinagem para crianças e adultos com Marísia Motta
Período: 9/01 a 5/02
Horário: Segunda das 15h às 17:00h
Valor: 3º lote (janeiro): R$: 300,00
Aula Avulsa: R$ 80,00
Faixa Etária: a partir de 7 anos

WORKSHOPS


Oficina de Honestidade Artística com jorge Alencar e Neto Machado
Período: Dias 31/01, 1 e 3/02 das 19 às 22h
carga horária : 9 horas
3º lote (janeiro): R$: 150,00

Preparação do Ator para a Cena com Lydia dell Picchia
Período: Dias 20, 21 e 22 de janeiro 2017
dias 20 e 21 das 14h às 18h
dia 22 das 9h às 13h
carga horária :12 horas
Valor:
3º lote (janeiro): R$: 450,00


SOBRE AS OFICINAS:

TEATRO PARA INICIANTES I
Oficina de Teatro para Iniciantes I - Tem como objetivo desenvolver a percepção e a criatividade individual do ator conjugada à construção coletiva do trabalho teatral através de exercícios de aquecimento e dinâmicas de corpo, voz e improvisação.

Chica Carelli é graduada em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia em 1983. Iniciou sua carreira de atriz em 1980, no grupo Avelãz e Avestruz dirigido por Marcio Meirelles. Seu trabalho nesse grupo lhe valeu dois troféus Martim Gonçalves. Em 1990 fundou, com o diretor Marcio Meirelles, o Bando de Teatro Olodum, co-dirigindo vários espetáculos, além de assinar a direção de produção dos espetáculos e a direção musical dos primeiros espetáculos do grupo. Dirigiu o primeiro espetáculo infanto-juvenil do grupo, Áfricas. Desde 1994 integra o colegiado do Teatro Vila Velha, e participa também das produções artísticas da Cia Teatro dos Novos como atriz e diretora. Em 2005 recebeu o prêmio Braskem de teatro como atriz coadjuvante no espetáculo O Despertar da Primavera. Coordena as Oficinas Vila Verão desde 2000 do Teatro Vila Velha.

TEATRO PARA INICIANTES II
A Oficina de Teatro para Iniciantes II - Objetiva proporcionar aos participantes o primeiro contato com o fazer teatral, aguçando a visão crítica e a sensibilidade perante o mundo. Para tanto, serão aplicadas várias modalidades e estilos do jogo teatral.

Zeca de Abreu, em mais de 20 anos de carreira, tem em seu currículo como atriz várias peças de teatro, como O Homem Nu e suas Viagens, direção de Hebe Alves, Um Prato de Mingau para Helga Brown direção de Celso Jr., Volpone, de Fernando Guerreiro, e Espelho para Cegos, de Marcio Meirelles. No cinema marcou sua presença nos filmes Eu Me Lembro e O Homem que não dormia de Edgard Navarro, Cidade Baixa, de Sergio Machado, Depois da Chuva, de Claudio Marques e Marilia Hughes, e Irmã Dulce, de Vicente Amorim. Como diretora, ganhou o prêmio Braskem de Teatro de melhor espetáculo infanto-juvenil, em 2003, com a peça H2O Uma Fórmula de Amor. Dirigiu ainda Homem não entra: só se fizer um agrado, em 2004, e O que é, o que é? Começa com Carol e termina com Ina?, em 2007. Em 2013, dirigiu o espetáculo Destinatário Desconhecido, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2013 na categoria melhor ator e indicado como melhor espetáculo e melhor direção. Em 2014, dirigiu a peça Bonde dos Ratinhos, indicada ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias especial e melhor espetáculo infanto-juvenil. Em 2016 dirigiu o espetáculo infantil “Eu, Você e Todo Mundo”.

TEATRO PARA INICIANTES III (de 10 à 13 anos)
Aprimorar e desenvolver as habilidades criativas através de jogos e exercícios teatrais respeitando as especificidades e níveis de aprendizagem das(os) meninas(os). Nesse processo serão trabalhadas as disposições para interpretação, percepção do espaço da cena, relação ator-público, construção de personagem e projeção e articulação da fala. Para tanto, nos alimentaremos do conhecimento e da criatividade que cada uma (um) trará para sala, onde construiremos juntos(as) um resultado. Um espaço de grandes trocas, diversão e arte.    

Ella Nascimento
é atriz do Bando de Teatro Olodum, de Salvador (Bahia), desde 2002, com formação acadêmica em Pedagogia pela UFBA. No Bando de Teatro Olodum, integrou o elenco de 11 espetáculos, entre eles: “Cabaré da Rrrraça” (2005-2006, enc. de Márcio Meirelles e Chica Carelli), “Sonho de uma noite de verão” (2006 a 2007, enc. de Márcio Meirelles), “O Pai Ó” (2006 a 2008, enc. de Márcio Meirelles), “Áfricas” (2007-2008,enc. de Chica Carelli), "Dô"; espetáculo dirigido pelo dançarino de Butô, Tadashi Endo, (2012 - 2013) e "Erê" (2015 a 2016, Concepção Lázaro Ramos e enc. Fernanda Júlia e Zebrinha). Em 2013, esteve no elenco do IV Estágio Internacional de Atores Lusófonos; P-STAGE (Projeto de formação, criação e difusão teatral da Cena Lusófona - Associação portuguesa para o intercâmbio teatral). No cinema e na televisão participou da série “Ó Pai Ó”, de Monique Gandemberg (2008-2009); do quadro do Fantástico "O Curioso", de Lázaro Ramos (2010); dos filmes: “Deserto feliz” (2006, realização de Paulo Caldas), “Jardim das folhas sagradas (2006, realização de Pola Ribeiro), “Quincas Berro D’água” (2010, realização de Sergio Machado), “Pardorga” (2016, realização Mauricio Pinto), “O Grande Segredo do Cinema” (2014, realização Leandro Fonseca), “Marlindo Paraíso e a Kombi do Amor” (2016, realização Max Gaggino), entre outros projetos. Também conta com formação nas áreas da dança; dança afro,  dança contemporânea e butoh; técnica vocal; técnica da máscara larvária; commédia dell'arte; perna de pau e skyrunner e tecido acrobático.

Iana Nascimento
é atriz e professora de Teatro, graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Livre de Teatro Vila Velha. Iniciou sua carreira artística em 2005 atuando em espetáculos voltados para o público infantil. Como arte-educadora ministra oficinas e aulas de teatro desde o ano de 2010 para crianças, adolescentes e adultos. Atuou  espetáculo como Porque Hécuba, de Matéi Visniec, Macbethe Hamlet de William Shakespeare, Hamlet Machine, de Heiner Muller, Dark Times ou Santa Joana ainda Vive nos Matadouros de Bertolt Brecht.

O CORPO E A CENA
Proporcionar ao ator o desenvolvimento de suas potencialidades, buscando uma autonomia e presença cênica, ampliando e encontrando ferramentas para tornar seu trabalho mais consistente e diversificado.

Bertho Filho é ator, diretor teatral (Bacharel em Artes Cênicas - Universidade Federal da Bahia/UFBA.) e dramaturgo, produtor e preparador de atores para teatro e para o cinema. Como ator, trabalhou em filmes como Central do Brasil, de Walter Salles; Tieta, dirigido por Cacá Diegue; Eu me Lembro e O Homem Que Não Dormia, de Edgar Navarro. Na televisão, atuou em séries como Cama De Gato, direção geral de Ricardo Waddington (2010); Força Tarefa, de Jose Alvarenga Jr. (2010); Gabriela, direção de Núcleo de Roberto Talma (2012) - todas na Rede Globo. Como diretor, realizou as peças Noite, de Harold Pinter; O Balcão, de Jean Jenet; Navalha Na Carne, de Plínio Marcos; Os Rapazes Estão Chegando, de Vieira Neto; Balela; O Mala Nada na Lama; Câncer - as três últimas com texto de sua autoria. Como professor de teatro, acumula experiências na Escola de Teatro da UFBA, Escola de Teatro do Centro Universitário Cultura e Arte/UEFS, Espaço Cultural Yumara Rodrigues, Projeto Agente Jovem/UCSAL, Projeto de intercâmbio lusófono K-CENA, universidade LIVRE de teatro vila velha, entre outros.

O ATOR E A DRAMATURGIA DO SÉC XXI
O diretor teatral e professor Celso Jr. oferece oficina de Interpretação Teatral para atores e estudantes de teatro, usando textos escritos a partir do ano 2000. A partir de exercícios práticos de corpo, voz e interpretação, serão investigados os processos de encenação de textos de autores como Caryl Churchill, Sarah Kane, Shay Youngblood, Juan Crespo e outros autores representantes da dramaturgia mais recente produzida nos últimos 16 anos.
O método de trabalho foi criado pelo próprio professor, que utiliza a ação da gravidade no corpo do ator, como possibilidade expressiva. Isto, combinado à qualidade fragmentada e aparentemente ilógica proposta pelos textos, pretende criar experimentos cênicos que estimulem o caráter surpreendente na plateia, ao mesmo tempo em que amplie a capacidade dos atores de se colocarem como co-criadores da cena.

Celso Junior é Ator e diretor com mais de 60 espetáculos teatrais realizados, é professor do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA (2013). Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela Escola de Teatro da UFBA, (1994). Mestre em Letras, (Teorias e crítica da literatura e da Cultura) UFBA (2005). Como ator, começou a carreira na Companhia Baiana de Patifaria no espetáculo Abafabanca (1987). Teve atuações elogiadas em Otelo, de Shakespeare, (primeira montagem do TCA. Núcleo, dirigida por Carmem Paternostro (1995), Megera domada, de William Shakespeare, direção de Teresa Costalima, Budro, de Bosco Brasil, sob direção de Tom Carneiro (2004), Hamlet, de William Shakespeare, sob direção de Harildo Deda (11ª montagem do TCA. Núcleo, 2005), Shopping and fucking, de Mark Ravenhill, sob direção de Fernando Guerreiro (2007) e Caso sério, de Claudio Simões e Margareth Boury (2009), Celso Jr. dirigiu a comédia policial Quem matou Maria Helena?, de Claudio Simões, ( 1994) , a comédia Médico a pulso, de Molière (2000); Pluft - o fantasminha, de Mª Clara Machado (1995 e 2002), dirigiu a primeira montagem do texto O cego e o louco, de Cláudia Barral (2000), traduziu, adaptou e dirigiu Preciosas ridículas, baseada na comédia de Molière, (2008), entre outros. Em 2014, integra o elenco do espetáculo A gaivota, de Anton Tchekhov, sob a direção de Marcelo Flores e Harildo Déda, com a Cia. de Teatro Os Argonautas. Neste mesmo ano, participou dos filmes de longa metragem Irmã Dulce, de Vicente Amorim e Travessia, de João Gabriel. Esteve em cartaz com a peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, sob direção de Márcio Meirelles, no teatro Vila Velha, onde dirigiu dirigiu o espetáculo Notícias de Godot, a partir de textos, fragmentos e poemas de Samuel Beckett, com a Universidade Livre de Teatro Vila Velha.

EU ME TRANSFORMO EM OUTRAS – O ATOR TRANSFORMISTA NA MONTAGEM DA DRAG

Atrás do brilho e das cores de uma Drag Queen existe um artista que precisa de técnicas específicas para sua performance, discurso político estético. Ministrada por Thiago Romero e Luiz Santana (Rainha Loulou) oficina explora a cultura Drag em exercícios práticos, oferecendo subsídios para a construção da personagem em técnicas de dublagem, passarela, interpretação e coreografia. Também serão abordadas as origens da drags, dinâmicas de expressão teatral de um show transformista.
Thiago Romero trabalhará os elementos cênicos aliando as performatividade a elementos teatrais e de Autoficção para criação de uma Drag Queen, enquanto Luiz Santana orientará a construção estética da maquiagem baseado nos arquétipos femininos criados por cada participante da oficina. A oficina trabalha na ideia da construção da drag queen através de seus elementos visuais e Cênicos Ao final da Oficina será criado uma pequena mostra com os procedimentos desenvolvidos em sala e apresentado antes do espetáculo Anoitecidas dirigido por Thiago Romero .

THIAGO ROMERO é ator, diretor, arte educador, figurinista graduando em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA e licenciado em Educação Artistica (Historia da Arte) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Diretor do Teatro da Queda e integrante da Cia NATA. Completou sua formação com cursos e oficinas como: Direção Teatral ministrado por Marília Martins sobre a coordenação da diretora Ana Kfouri (RJ) Dança Contemporânea: Rainer Viana, acrobacias com a Intrépida Trupe, Viewpoint e Suzuki com Mariana Lima e Enrique Diaz ( Cia dos Atores) e posteriormente com a Siti Company de Los Angeles; Rasaesthethics com Michele Minnik; Performance com Cris Larin da New York University. Participou de Oficinas com os mais importantes grupos nacionais e internacionais como: Armazém Cia de Teatro, Cia dos Atores, Teatro da Vertigem, Lume, Grupo XIX de teatro, Teatro Oficina, Siti Company, East Coast Artistis.
É diretor, produtor e fundador do Teatro da Queda grupo, já tendo feitos os espetáculos:
· Rebola (2016), Delicado (2016) Cru (2015), Revelo (2015)
· O que de você ficou em mim e Meu [ o rapaz e o voo de balão ] 2014 pela A outra Cia
· Abismo [todas as coisas são frágeis] (parceira Teatro da Queda e Cia NATA de Teatro)
· Breve, Breve [outono- inverno], Breve Verão (2011-2012- 2013) - Indicado ao premio Braskem de Teatro 2012, categoria melhor direção pelo espetáculo , Breve [outono- inverno]
· Trespassado (2011-2012)
· Bacad (2010),

LUIZ SANTANA, que montou o personagem da Rainha Loulou é maquiador, figurinista e aderecista. Trabalhou como figurinista em longas e curtas-metragens como “Eu Me Lembro- Diretor” (2002), “Vermelho Rubro” (2004), “Pau-Brasil” (2006), “A Luneta do Tempo” (2010), “Do mar, da alegria…e outras coisa” (2012) e “Cassian” (2013).
No teatro, participou de projetos como “Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas” –2005, “Cabaré da RRRaça!” –2007, “Fogo Possesso” -2008, “A Canoa” –2009, “A Moringa” – 2010, “Antônio, meu santo!” –2011 e “La Ronde”– 2012.


OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS - O que é ser criança?
Oficina de teatro para crianças possui como característica uma prática teatral que privilegia a eficiência poética voltada para a qualidade do aprender brincando.
Utilizando a experiência e imaginação de cada participante como ponto inicial do processo criativo, as atividades corporais, técnicas de interação e atuação apresentam e investigam a utilização de elementos necessários ao fazer teatro como cenário, figurino, texto, personagem, motivando a participação e a assimilação dos novos conhecimentos propostos através da contação de narrativas, poemas, desenhos, cantigas, jogos e brincadeiras que privilegiam a inspiração, a percepção flexível que temos na infância.
A Mostra cênica busca uma representação da “Criança” na busca de uma compreensão do Ser-Humano- Ainda-Novo.

Débora Landim é artista e educadora Graduada e Mestre em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, Psicopedagoga e Encenadora. Possui experiência nas áreas de cinema, educação e ensino aprendizagem. Fundadora e coordenadora da Companhia dos Novos Novos, grupo artístico infanto juvenil que nasceu no Teatro Vila Velha em 2001. Coordenadora do Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte.


DANÇA PARA CRIANÇA
A oficina de dança para criança tem o intuito de despertar o lado artístico e criativo das crianças através da dança, buscando possibilitar um trabalho de corpo e movimento, a partir das ações corporais, gestos, jogos e dinâmicas um trabalho orientado pelos princípios da dança e dos processos de criação individuais e coletivos para o desenvolvimento das habilidades das crianças. Uma prática educacional que busca contribuir para formação do indivíduo e a construção de conhecimento.

JANAHINA CAVALCANTE é graduanda em Pedagogia e em Licenciatura em Dança e Especializada em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. Formada em Balé Clássico pela Academia de Ballet Goretti Quintela em Fortaleza-Ce, primeira bailarina da escola por vários anos. Em Fortaleza-Ce fez o curso de Capacitação de Bailarino do Colégio de Dança do Ceará, sob direção de Flávio Sampaio. Participou da I, II e III Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em 2002 participou do I Ateliê de Coreógrafos Brasileiro em Salvador-Ba. Desde 2004 trabalha no Núcleo Viladança em Salvador-Ba, onde dançou vários espetáculos com a direção de Cristina Castro. Participou do Projeto Palco Giratório do Sesc em 2006, do Projeto Rodando a Bahia com o espetáculo Da ponta da Língua à ponta do pé por 11 cidades do interior. Também ministrando Oficinas de Dança para Criança, na assistente de coordenação no Projeto Mostra Casa Aberta realizado pelo Festival Internacional VIVADANÇA.  


BRINCANDO DE CIRCO
Curso de férias, onde as crianças têm a oportunidade de experimentar de maneira lúdica as peripécias acrobáticas do mundo do circo. Nas aulas acrobacias, malabarismo, equilibrismo serão apresentadas para a criançada. Flexibilidade, confiança, força, agilidade, coordenação motora e superação serão trabalhadas em aula, além de estimular a criatividade e a sensibilidade da criança por ser uma atividade de expressão artística.

LUANA SERRAT é graduada em Artes Cênicas pela UFBA e tem Formação Profissional em artes do Circo. Luana cresceu no circo apresentando-se no picadeiro desde criança. Seus pais, Anselmo Serrat e Veronica Tamaoki fundaram a Escola Picolino. Com a Cia Picolino, já participou de turnês importantes pela Europa e Brasil. Em 2007 junto a outras 4 artistas funda a FULANAS CIA DE CIRCO. Em 2008 participa do quadro “Circo do Faustão” onde ganha a competição circense ao lado do ator Cássio Reis. Em 2010, com suas alunas, monta sua própria companhia e dirige o espetáculo Moças Aéreas. Em 2011 e 2012 participa do projeto Guerreiro da Escola Picolino. Em 2013 ganha os editais setorial de circo da FUNCEB, Artes em todas as partes - Gregório de Mattos e Carequinha de estímulo ao circo da FUNARTE. Em 2014 realiza turnê Rio de janeiro e São Paulo com o espetáculo Moças aéreas e Rádio do seu Coração e ganha o Prêmio BUNGE, categoria juventude, pelo conjunto de suas realizações.

DANÇA PARA TERCEIRA IDADE
A proposta desta oficina é trabalhar algumas técnicas de dança (moderna, criativa, dança de salão e danças populares) para construção coreográfica a partir de nossas memórias afetivas. A descoberta de novos movimentos, de poesia e muita dança.

Marcelo Galvão é graduado em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2008). Trabalha com processos criativos e educacionais em dança para terceira idade há 15 anos. Atualmente é professor do programa Universidade Aberta a Terceira Idade – UATI/UNEB, da Prefeitura Municipal de Salvador (PREVIS) e da Marinha do Brasil. Participou dos três Fóruns Nacionais de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.


DANÇA AFRO-BRASILEIRA
Os participantes, em contato com os elementos da cultura de matriz africana, vão enfrentar um trabalho vigoroso, direcionado para organização e alinhamento postural, força muscular, resistência e condicionamento corporal. Para dançarinos, atores e modelos e iniciantes.

Nildinha Fonseca é professora e pesquisadora da Dança Afro Brasileira em todas as suas vertentes. Formada pela Universidade Federal da Bahia nos cursos de Licenciatura em Dança. Dançarina profissional, especialização e dança.Professora de dança afro, assistente de direção e coreografia, dançarina /solista e coordenadora do projeto Bale Jr. do Bale Folclórico da Bahia. Professora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia como técnica da dança afro e dança moderna.Diretora do projeto Encontro dos Artistas.

STILETTO DANCE

O salto alto é símbolo de muita elegância e sofisticação, e acabou dando origem a esse estilo de dança.O stiletto Dance são passos de dança realizados sobre um salto alto, com ênfase na feminilidade, sensualidade e elegância destacando toda a beleza do gênero feminino. Ele nasceu pra ser usado em shows, clipes e apresentações, por isso é guiado pela estética.

História do Stiletto:

O Stiletto Dance foi criada pela artista Dana Foglia, professora do Broadway Dance Center, em Nova Iorque, a partir da necessidade dos bailarinos aprenderem a dançar de salto alto para apresentações em clipes, shows e comerciais. Nascido nos Estados Unidos, a referência do nome é justamente o salto alto, parte obrigatória das aulas.

Elivan Nascimento Silva é professor de Pop Dance Heels (Vogue, Heels Dance, waacking) e Stiletto Dance. Trabalhou como coreógrafo da cantora Larissa Luz, no congresso da Mary Kay 2016 e no Miss Bahia feminino da Tv Band 2016. Fez cursos de hip hop, dancehall e sexy jazz funk com as bailarinas da Beyoncé pelo workshop Brasil, em Brasília. Além de Stiletto Class e Pop Dance Heels com Juliana Donato (coreógrafa da Anitta), Raphael Centurião (Coreógrafo da Lexa), Arielle Macedo (coreógrafa da Anitta), Rodrigo Assiny (coreografo da Valesca Popuzuda). Ministrou workshops de Stiletto, Pop Dance Heels e Danças de blocos afros em: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, interiores da Bahia. Já participou do corpo de baile da Ópera O Guarani (Tca - Ballet Ópera Carmem) e dos cantores: Carlinhos Brown, juliana Ribeiro e Aíla Menezes.
 
ALONGAMENTO AÉREO EM DUPLA
Através de exercícios de Alongamento, alongamento em dupla no solo e aéreo vamos tomando uma maior consciência do nosso EIXO, dentro dessa experiência a dois.
Indicada para homens e mulheres esta oficina proporcionará uma maior CONSCIÊNCIA CORPORAL através do Alinhamento e potencialização dos chakras (nossos CENTROS DE FORÇA E ENERGIA). TRABALHAR A CONFIANÇA, ENTREGA, ESPERA, RESPIRAÇÃO são propostas lançadas ao longo desta oficina onde levaremos todas essas sensações para a VIDA, para o dia a dia.

Gal Sarkis é formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia

CANTO
A oficina visa desenvolver a técnica do canto, reduzir vícios e tensões corporais, atingir  um conhecimento básico de teoria e percepção musical num processo de autoconhecimento do potencial vocal e artístico.

Marcelo Jardim é formado em Canto pela UFBA, professor de voz dos grupos Bando de Teatro Olodum e Vilavox, integra o coro do Teatro Castro Alves.

ESTÚDIO DE GAMES
Essa oficina irá ensinar de forma introdutória a parte prática do desenvolvimento de jogos. Trabalhando sozinhos, os alunos irão ler, compreender e modificar pequenas partes de código com o intuito de melhorar pequenos detalhes de jogos prontos. Eles também serão expostos a dois motores de jogos: Phaser e Unity, e a duas linguagens de programação para que possam fazer uso dos motores: Javascript e C#.
Mauricio Juliano dos Santos
Mauricio Juliano dos Santos é mestre em Game Design pela Universidade de Nova York. Ele se formou em Design Gráfico pela UNEB e trabalhou por dois anos em um grupo desenvolvedor e pesquisador de jogos, onde fez parte da produção de 4 jogos, entre eles o 2 de Julho, jogo de graça para dispositivos móveis. Trabalhando independentemente, tenta trazer algo de novo aos games ao criar sob diferentes limitações, como um de seus projetos do ano passado, Crazy Cart Chaos, que foi desenvolvido em uma única viagem de trem de 52 horas de Chicago para San Francisco, e foi mostrado na Game Developers Conference - GDC 2015, a maior conferência de desenvolvedores de jogos do mundo. Hoje ele trabalha em Stage Fright, um jogo que tenta misturar Ritmo com Terror, e que já foi mostrado nas maiores feiras de games dos Estados Unidos.

FOTOGRAFIA
A oficina propõe analisar, discutir e praticar formas de aproximação e leitura da arquitetura através da fotografia. A ideia é construir narrativas visuais a partir da apreensão de determinadas espacialidades de um ou mais edifícios em Salvador, explorando as possibilidades compositivas de diferentes recursos e dispositivos fotográficos.

Patricia Almeida é arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, tendo realizado parte dos seus estudos na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal. É fotógrafa e desenvolve trabalhos artísticos e pesquisas no campo da imagem, como ferramenta de investigação das relações entre tempo e espaço. Em 2012 realizou a sua primeira mostra individual, intitulada "patricia almeida - olhar em repouso", na galeria do Goethe-Institut Salvador com incentivo do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

MAQUIAGEM TEATRAL
Desenvolvimento das técnicas da maquiagem teatral para atores, diretores, maquiadores, professores e interessados no assunto. A partir da técnica do claro e escuro, serão desenvolvidas algumas técnicas de teatro para fins de caracterização e efeitos especiais.

Roberto Laplane é doutor e mestre pelo PPGAC - UFBA, graduado em Interpretação e direção teatral, atua como maquiador no teatro, cinema e publicidade há mais duas décadas, com espetáculos premiados em Salvador e pelo Brasil. Atualmente é professor adjunto do Núcleo de teatro da Universidade Federal de Sergipe. Como maquiador atuou em espetáculos como: Deus Danado, dir de Alda Valéria; Fim de partida, dir. de Ewald Hackler; A comédia humana, dir. de Maurício Pedrosa; Saluba Medéia, dir. de Celso Júnior; Vulcão, dir. de Sidney Cruz, Ora Bolas, dir. Marconi Araponga, Lábios que beijei, dir. de Paulo Henrique Alcântara, entre outros.

AQUARELANDO
Oficina de aquarela com Bruno Marcello, Vamos conhecer um pouco mais sobre aquarela, técnicas básicas e intermediárias testando diferentes tipos de papéis e abordagens que mostram que aquarela não é tão difícil quanto parece.

Bruno Marcello é artista plástico formado pela EBA - UFBA, já participou de diversas exposições, faz ilustrações para livros, desenha histórias em quadrinhos, desenvolveu games e já foi professor de Desenhos na Escola de Belas Artes da UFBA.

CONFEITARIA
Descobrir o confeiteiro que há em você. Esse é o tema da oficina um convite para crianças e adultos realizarem uma experiência lúdica e ímpar na arte da confeitaria. Uma gostosura que reunirá brincadeira e gastronomia.
A oficina vai funcionar assim: Os bolinhos já estarão prontos esperando os confeiteiros (mas ensinaremos a receita). Em uma mesa será disponibilizado todo material de decoração dos bolinhos, glacê real colorido, pasta americana, chantyninho, chocolate, confetes etc. para que os alunos possam criar sua próprio decoração. Mas nós ensinaremos as técnicas de manipulações e orientaremos a cobertura dos bolinhos e crianças e adultos se encarregarão do restante ou seja, esse é o momento de brincar com a criatividade para decorar esse alimento. Além do cupcake, trabalharemos com biscoitos decorados, sequilhos e bolinhos de caneca.
A oficina também propõe orientar os sobre segurança alimentar, técnicas corretas de manipulação de alimentos dentro de uma cozinha, noções de higiene etc.

JARDINAGEM PARA CRIANÇAS E ADULTOS
A oficina de jardinagem é um convite para a criança conhecer, cuidar e amar a natureza e para o adulto retomar este contato. É uma atividade gratificante e muito simples que pode ser feita em pequenos espaços (vasos, canecas, garrafas pet, etc). Crianças e adultos experimentarão as técnicas de jardinagem e paisagismo.
Especificamente nessa oficina trabalharemos com as suculentas, por serem resistentes, exigirem pouco trabalho, originárias de regiões desérticas armazenam água em grandes quantidades nos talos, nas folhas e nas raízes exigindo menos dedicação em tempo integral para quem está começando a atividade de jardinagem. Além de possibilitar inúmeras maneiras de se produzir paisagismo.

Tópicos da oficina:
O que são suculentas;
Cuidados;
Montagem de um projeto paisagístico com suculentas;

Serão disponibilizados vasos e suculentas para os alunos montarem um projeto paisagístico. Pedimos para que os alunos tragam brinquedos em miniaturas, objetos decorativos, tampinhas, e outros materiais que possam ser transformados em vasos.

Marísia Motta
é arte-educadora, artista plástica, psicopedagoga, especialista em Arte e Patrimônio Cultural, atriz, especialista em jogos, designer de Interiores e estudante de Gastronomia na Universidade Salvador UNIFACS.

SOBRE OS WORKSHOPS

OFICINA DE HONESTIDADE ARTÍSTICA
Oficina de criação que estimula um mergulho nas fantasias, pulsões e tesões performativos de cada participante. Um desejo de penetrar, principalmente, em nossas poesias domésticas, íntimas, amadoras e não institucionalizadas.  Voltada para artistas dos diversos campos: dança, teatro, artes visuais, cinema etc

Metodologia: Os encontros são pautados por conversas francas, leituras de textos, acesso a materiais na web e, principalmente, práticas de composição performativa.
Jorge Alencar cria com dança, teatro, audiovisual, curadoria, escrita e educação. Graduado em Comunicação Social (UCSAL) e em Dança (UFBA), é também Mestre em Artes Cênicas (UFBA). Dentre as suas obras estão: o sitcom coreográfico ou stand up dance comedy “Tombé"; o curta-metragem “Sensações Contrárias” e o longa-metragem “Pinta”. Articulando assuntos como humor, sexualidade e deslocamentos culturais, seus trabalhos têm circulado por todas as regiões brasileiras e por diversos contextos internacionais. Em 2016, Jorge performou no Pompidou (Paris) em obra do coreógrafo Xavier Le Roy; realizou a décima edição do "IC - Encontro de Artes”; circulou pelo norte do Brasil com sua stand up dance comedy “Tombé”; dançou como um ninja do futuro em “Desastro" de Neto Machado; criou dois trabalhos para o Balé Jovem de Salvador; dirigiu performances épicas para comemorar os 15 anos da drag-madrinha Rainha Loulou. Mais em: jorgealencar.com.br
Neto Machado é coreógrafo, dançarino, ator e comunicador. Iniciou seu trajeto na dança de rua, aos nove anos de idade. Tem formação em teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e em dança pelo E.x.e.r.c.e, no centro coreográfico de Montpellier (França). Em 2005, fundou o Coletivo Couve-flor – Minicomunidade Artística Mundial, que marcou a recente história da dança nacional. Atualmente, Neto trabalha entre o Brasil e a Europa. Foi artista bolsista do instituto Akademie Schloss Solitude, em Stuttgart (Alemanha), onde morou em um castelo barroco. Nos últimos anos, tem trabalhando em espaços como a TATE Modern na Inglaterra, o MIT nos EUA, o Festival de Avignon na França. Também fez colunismo social conceitual no programa Mosaico da TV Bahia. Palavras-chave: arte contemporânea, Michael Jackson, David Bowie, Castelo Rá-Tim-Bum.
 
PREPARAÇÃO DO ATOR PARA A CENA

A oficina investigará o método de treinamento de atores desenvolvido pelo pedagogo russo Jurij Alschitz, diretor do espetáculo “Eclipse”, do Grupo Galpão. São exercícios que trabalham a energia do espaço e do corpo potencializadas para a criação: atenção, ritmo, presença, pontos de energia do corpo e impulso corporal associados à emissão da voz.      Público alvo: Atores, bailarinos, performers, diretores, coreógrafos e estudantes de teatro e dança.

Pré-requisito: Envio de breve currículo para análise
Material necessário: Roupas confortáveis que possibilitem a movimentação; bloco para anotações e caneta.

Lydia Del Picchia é atriz, bailarina, coreógrafa e diretora. Mineira de Belo Horizonte, Lydia Del Picchia é formada pelo extinto Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea, ponto de experiências culturais e interdisciplinares, fundado e dirigido Marilene Martins.Participou de diversos grupos, tais como o Trans-Forma, Cia. de Dança do Palácio das Artes e Grupo 1º Ato, exercendo funções de bailarina, professora, assistente artística e coreógrafa. Trabalhou com Dudude Herrmann, Graciela Figueroa, Klauss Vianna, Freddy Romero, Angel Vianna, Bettina Belomo, Sônia Mota, Tíndaro Silvano, Luis Arrieta, Rodrigo Pederneiras, Oscar Arraiz, entre outros.

Atriz do Grupo Galpão desde 1994 atua em todos os espetáculos do repertório, tendo trabalhado com Gabriel Vilella, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Jurij Alschitz e Márcio Abreu. É também Coordenadora Pedagógica do Galpão Cine Horto desde 2004.
Dirigiu os espetáculos “In Memoriam” (2004), “Papo de Anjo” (2005), “Ensaio de mentira” (2013) no GCH, “Horas Possíveis” (2012) do Grupo Camaleão de Dança, “De Tempo Somos” (2014) do Grupo Galpão e “Estranha Civilização” (2016) da Cia. Absurda. Foi diretora assistente em “A Vida é Sonho” (2003) no GCH, “Um homem é um Homem” (2004) e “Os Gigantes da Montanha” (2013) do Grupo Galpão.

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