Artista portuguesa Grada Kilomba realiza conversas públicas e apresenta obras inéditas em Salvador

Em residência artística na Bahia pelo Goethe-Institut, Kilomba compartilha seu passado, presente e futuro em encontros onde também exibe suas criações que integram a 32ª Bienal de São Paulo


Participante do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, a escritora, teórica e artista interdisciplinar portuguesa Grada Kilomba realiza três conversas públicas na capital baiana, em três tempos: “Passado” (21 de novembro, no Teatro Vila Velha), “Presente” (29 de novembro, no Goethe-Institut) e “Futuro” (5 de dezembro, no Teatro Vila Velha), sempre às 19h. A partir de recortes de seu trabalho e de diálogos com mediação de convidadas locais, ela vai compartilhar com exclusividade algumas das suas mais recentes obras: as que tem desenvolvido para o Teatro Maxim Gorki, em Berlim, assim como para a 32ª Bienal de São Paulo, onde ela expõe dois projetos: a videoinstalação “The Desire Project” [O Projeto Desejo] e a performance “Illusions” [Ilusões]. Os eventos são realizados pelo Goethe em parceria com o Teatro Vila Velha.

A presença de Kilomba em Salvador despertou atenção de muitas pessoas que, como ela, se interessam por questões de gênero, raça, trauma e memórias. O seu trabalho tornou-se internacionalmente conhecido por explorar formas de descolonizar o conhecimento e por trazer textos teóricos e políticos em cena, criando um espaço híbrido entre linguagens e formatos – que variam desde publicações a leituras cênicas, filmes, performances e videoinstalações.

“Eu não estou interessada em trabalhar numa disciplina, eu estou interessada em contar histórias, histórias que foram silenciadas durante séculos e que ainda se refletem na minha biografia”, conta a artista. “Para isso, é fundamental transgredir disciplinas clássicas e fundir formatos, para poder encontrar uma nova linguagem que me possa representar”, explica.

ENCONTROS, PAUTAS E OBRAS INÉDITAS – A conversa #1, “Passado”, será dedicada a “Plantation Memories”, obra que foi produzida após várias entrevistas com mulheres negras e que, além de publicada em livro, foi posteriormente posta em cena pela própria Grada. Com uma escrita profunda e uma linguagem cortante, a artista expõe a violência e o trauma do racismo diário numa compilação de episódios em forma de curtas histórias psicanalíticas. O diálogo será dedicado à escrita do livro, à encenação do seu conteúdo e ao trauma colonial. Vídeos e imagens da realização serão exibidos. A mediação será feita pela artista, pesquisadora e designer Carol Barreto, que elabora produtos e imagens de moda a partir de reflexões sobre as relações étnico-raciais e de gênero.

O segundo encontro, “Presente”, se volta à videoinstalação “The Desire Project” [O Projeto Desejo] (2015-2016), atualmente em exibição na 32ª Bienal de São Paulo e que, neste evento em Salvador, pela primeira vez, terá os vídeos em português e as imagens da realização mostrados em público. Descrita como uma das obras mais importantes e reveladoras desta Bienal, a criação é formada por três vídeos simultâneos compostos por apenas textos, em três atos, com música de Moses Leo, revelando questões pós-coloniais: quem pode falar, sobre o que se pode falar e o que acontece quando falamos. A instalação é acompanhada pela presença de um altar dedicado à Escrava Anastácia, fazendo referência à dificuldade de ter uma voz no presente.

O terceiro e último encontro, “FUTURO”, será dedicado a “Illusions” [Ilusões] (2016), uma performance ao vivo que teve estreia notável no último dia 10 de novembro, na 32ª Bienal de São Paulo, e que será também mostrada pela primeira vez em Salvador. Na obra, Grada Kilomba usa a tradição oral africana num contexto contemporâneo, para explorar esta coexistência de tempos, na qual o passado parece coincidir com o presente e o presente parece sufocado por um passado colonial que insiste em permanecer. Kilomba deixa transparecer uma sociedade narcisista, que dificilmente oferece símbolos, imagens e vocabulários para lidar com o presente: uma ilusão de tempos e espaços, que ela reconta através dos mitos de Narciso e Eco. Narciso está encantado com a sua própria imagem refletida no lago, ignorando todos os outros, enquanto Eco está limitada a repetir apenas aquilo que ela escuta. Como ultrapassar este cenário colonial?, é a pergunta instigada. A performance será seguida por uma conversa e despedida da artista.

RESIDÊNCIA EM SALVADOR – Grada Kilomba está em Salvador desde o último dia 25 de outubro e permanecerá até meados de dezembro, como participante do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o terceiro no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeiro e único da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. Sua proposta é de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo. A vinda dos residentes se baseia no seu interesse genuíno em questionamentos que abordem perspectivas do tema ou que promovam o diálogo entre países deste hemisfério. Além de vivenciar a cidade e o estado, os visitantes têm contato com produções e agentes culturais locais, num intercâmbio de referências, experiências e conhecimentos. Kilomba participa como bolsista da Robert Bosch Stiftung, uma das maiores fundações corporativas da Alemanha, parceira do Goethe-Institut.

SERVIÇO

CONVERSA COM GRADA KILOMBA #1: PASSADO
“PLANTATION MEMORIES” – Leitura Cênica
Quando: 21 de novembro (segunda-feira), 19h
Onde: Teatro Vila Velha
Pague quanto quiser

Mediadora: Carol Barreto – artista, pesquisadora e designer que elabora produtos e imagens de moda a partir de reflexões sobre as relações étnico-raciais e de gênero. É designer de moda, docente do bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) e doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA).

CONVERSA COM GRADA KILOMBA #2: PRESENTE
“O PROJETO DESEJO” – Videoinstalação
Quando: 29 de novembro (terça-feira), 19h
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia
Mediação a definir
Pague quanto quiser

CONVERSA COM GRADA KILOMBA #3: FUTURO
“ILUSÕES” – Performance ao vivo
Quando: 5 de dezembro (segunda-feira), 19h
Onde: Teatro Vila Velha
Mediação a definir
Pague quanto quiser

-->

Comentários

Postagens mais visitadas