Estreias do Amostrão abrem o teatro baiano em 2016 e são destaque do jornal A Tarde

As estreias do Amostrão Vila Verão são destaque do jornal A Tarde desta segunda-feira. As peças "7 contra Tebas" (estreia em 8 de janeiro), "Ó Paí, Ó!" (reestreia em 10 de janeiro) e "Através do Espelho e o que Alice por lá Encontrou" (estreia em 13 de janeiro) abrem o ano de 2016 para o teatro baiano e permanecem em cartaz no Teatro Vila Velha. Abaixo, leia a matéria publicada pelo Caderno 2, que antecipa alguns projetos teatrais para o novo ano.





A TARDE antecipa alguns projetos e espetáculos em cartaz por Eduarda Uzêda

por Eduarda Uzêda

clique aqui para acessar a matéria original


O teatro baiano viveu momentos difíceis em 2015. Por conta deste cenário, profissionais da área tiveram que ser ainda mais criativos para driblar os parcos recursos e dificuldades que não foram poucas. Este ano, apesar da crise, novos projetos surgem, provando que, como fênix, o teatro renasce das cinzas.

E vem do Teatro Vila Velha as primeiras boas novas. A 13ª edição do Amostrão Vila Verão, projeto que tradicionalmente movimenta a cena local no Verão, traz duas estreias.

O diretor Márcio Meirelles anuncia as montagens inéditas de 7 Contra Tebas, tragédia clássica de Ésquilo, e Através do Espelho e o que Alice por lá encontrou, versão teatral da obra de Lewis Caroll. Já o Bando do Teatro Olodum volta ao tablado com a peça Ó Paí, Ò.

Cidade sitiada

"Entre as tragédias sobreviventes de Ésquilo, esta 7 contra Tebas , que conta a história da luta dos filhos de Édipo pelo trono da cidade de Tebas, tem muito a ver com o momento atual. Trata da cidade - uma cidade sitiada por forças inimigas e minada pela própria população que está contaminada por notícias e pelo medo...", afirma Meirelles.

Ele complementa: "A peça pode ajudar a refletir. Tem a ver com Salvador, com o Brasil, com o mundo, com a Grécia... Por isso a produzimos sem editais nem patrocínios. Só com nossos recursos e a certeza de que é necessária", afirma, acrescentando que este é seu 100º espetáculo de teatro. A montagem estreia na próxima sexta-feira, ficando, este mês em cartaz sempre às sextas e sábados, até o dia 23.

A outra peça, Através do Espelho.., estreia no próximo dia 13, ficando em cartaz sempre às quartas e quintas, às 20 horas. "É a descoberta da sexualidade, do reflexo no outro, da descoberta do poder e suas manipulações. É um musical rock'n'roll", explica Márcio Meirelles.

Crise de valores

Outros projetos em 2016? Meirelles desabafa: "O único projeto que tenho é sobreviver neste momento difícil, nesta cidade hostil à cultura plural. Nesta cidade província imperial que mantém os súditos calados pela festa constante".

"Meu grande projeto é coletivo. Somos muitos trabalhando feito loucos literalmente para manter as portas do Teatro Vila Velha abertas, em meio a esta crise mais de valores do que econômica", complementa. Originalmente montado em 1992 , Ó Paí, Ó, grande sucesso do grupo, reestreia este domingo, às 19 horas. Fica em cartaz até o dia 24.

Tributos

O ator Ricardo Castro estreia quarta-feira, às 21 horas, no Red River Café, novo solo: Sexo, Drogas & Axé Music, que presta homenagem aos 30 anos da axé music.

Misturando leituras com experiências pessoais, o artista dialoga com Hamlet, de William Shakespeare. Castro, este ano, pretende também apresentar repertório de trabalhos solos.

O diretor Edvard Passos também traz novidades: no dia 17 de março, no Teatro Castro Alves, apresenta o espetáculo A Prole dos Saturnos, texto inédito de Castro Alves.

"É uma homenagem ao Poeta dos Escravos. Esta peça tem 150 anos e nunca foi montada", afirma o encenador, que também se queixa da crise de recursos: "Não é nada fácil conviver constantemente renovando votos com a arte. É uma provação!", diz.

Escola de Teatro

A Escola de Teatro da Ufba completa 60 anos em 2016, mas comemoração, por enquanto, não está prevista. O diretor teatral e professor Paulo Cunha afirma que "o problema de verba e burocracia dificultam a realização de vários projetos". Um desses projetos, por exemplo, seria montar uma peça do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, morto há 60 anos, em 14 de agosto de 1956.

Comentários

Postagens mais visitadas