COMO FOI?
de como gordo rodopiou, foi, voltou e porfim ficou.
Este é o relato de Eurico de Freitas Neto, de como veio parar aqui no Vila
Este é Gordo Neto, sempre trabalhando, personagem do Vila.
de como gordo rodopiou, foi, voltou e porfim ficou.
Este é o relato de Eurico de Freitas Neto, de como veio parar aqui no Vila
A história de Gordo com o Vila não é muito linear. Na conversa as coisas subiram e desceram, foram, voltaram. Como foi que Gordo soube do Vila? "Quando Hebe [Alves] marcou um ensaio do oitavo curso livre da escola de teatro, no Vila Velha", ou "Eu tinha ouvido falar do Vila Velha antes. Deve ter sido antes, né? Nas peças de sacanagem. Tava louco pra vir, mas não vim não". Mas já fazia teatro? "Estreei no Rio de Janeiro! (...) passei num vestibular lá. Publicidade." No Rio, Gordo fez curso de teatro com "Sérgio... Não lembro o sobrenome". Sérgio Machado. Apresentou Bailei na Curva (futuramente citado em Primeiro de Abril). Não durou muito no Rio. "Ficou caro, tinha uma namorada aqui...". De volta à Bahia, continuou o curso de publicitário e o bate-bola com o teatro, mas nada de Vila ainda. "Fui pra Filinto (já tinha Filinto!), e depois Curso Livre da Escola de Teatro". Aí foi o primeiro contato cá com a gente. A mostra do oitavo curso livre foi no palco do Vila, em 92 ou 93. Depois com o pessoal do Curso Livre montou Noites Vadias por aí. Na época existia um Núcleo Permanente de Exercícios para o Ator que era uma espécie de sequência do Curso Livre, e montaram ainda Ponto de Fuga. Um ensaio de relação com o Vila veio com uma assistência de direção de Maria Eugênia Milet, com o grupo Nossa Cara que montou Hamlet - O rei do trono de barro. "Isso com o Vila chovendo dentro, meio caindo aos pedaços, aquela situação. (...) Teve essa temporada no Vila na época, estavam aqui o Nossa Cara, o Cereus. Fiquei um tempo atrelado ao Nossa Cara, mas depois o grupo se dispersou e eu voltei pro mundo". Gordo esteve por perto, mas não por dentro do Vila. Até que... Barba Azul. Marcio Meirelles chamou o Sr. Eurico para ver Barba Azul, porque viria uma nova temporada e ele precisava de alguém pra substituir. Reza a lenda que o diálogo se seguiu desta forma: e aí Gordo, vai fazer? Ô Marcio, com um elenco desse, não tem como não fazer! Aí fez. E virou mobília do teatro. Fez Dom Quixote, Compact Hamlet, Sonho de Uma Noite de Verão, Fausto, Supernova, Fatzer, O Belo Indiferente... Até aí, Gordo era um legítimo Companhia Teatro dos Novos enquanto ator, e de Dom Quixote em diante foi assumindo funções diversas: fez preparação de perna de pau, foi diretor de palco, foi virando aos poucos o rapaz do computador, as coisas foram se misturando e Gordo, Gordo Neto, já estava convertido à nossa causa. Aconteceu em 2002, ao mesmo tempo que a CTN deu uma desacelerada, surgiu o Vilavox, como grupo. Depois de Fatzer, a experiência continuou. Trilhas do Vila, Almanaque da Lua, Primeiro de Abril e agora Canteiros de Rosa. Pedi pra Gordo contar uma história esdrúxula, dessas de teatro... "Não sei... tem várias, mas acho que era bacana falar de uma coisa que a gente tem pouco registro, que eram os projetinhos". Gordo tá falando de vários pequenos projetos que agitaram o Cabaré e o palco, como Ménàge a trois, 5 óperas de bolso, Cabaré dos Novos diretores/atores/coreógrafos/autores, oficina do Royal Court, oficina com Catarina Santana (onde surgiram as primeiras versões de Canteiros...), com Cleise Mendes, cena no Cabaré, "era meio louco, e era pontual, de vez em quando, Gustavo [Melo] escrevia, Espírito (Fábio Espírito Santo) dirigia, Lázaro [Ramos] de ator, ou misturava tudo, tinha... Tinha Gil Vicente, Karina de Faria, Clênio Magalhães, Elísio Lopes Jr., era uma coisa vamos fazer, vamos fazer, experimentar, experimentar, que foi muito legal". Hoje faz parte do núcleo duro do Vilavox, é coordenador do NUCOMA (Núcleo de Comunicação e Marketing do Teatro Vila Velha) e vez ou outra vira ator, programador visual, diretor, autor, ou o que ocorrer. Esse Gordo Neto, esse aí, é que está agora, junto com Jacyan Castilho e Cláudio Machado (que vocês já conheceram nesta mesma coluna) oferecendo a Oficina de Teatro "Engenharia do Riso". Inscrições abertas! Uma oficina para libertar a comicidade que há em você. E ao mesmo tempo e concomitantemente, é o diretor de Rerembelde, que volta agora nos dias 14 e 15 de outubro, no Vilerê - O Mês da Criança no Vila.
Este é Gordo Neto, sempre trabalhando, personagem do Vila.
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