Diretora e atriz Isa Trigo ministra oficina Pensamentos da Cena no Vila

A Diretora, professora e atriz,  Isa Trigo irá ministrar o primeiro módulo da Oficina Investigativa "Pensamentos da Cena"  que acontece às quartas-feiras de 29 de março a 10 de maio,  das 19h às 22h. A oficina prevê uma investigação sobre gêneros, períodos, movimentos, autores, técnicas, teorias e atuação nas artes cênicas ao longo dos tempos. O primeiro módulo denominado "A Máscara tá no Corpo".


Isa Trigo
Diretora, professora e atriz, mestra e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1998) PPGAC/UFBA, sua experiência gira em torno pensamento e da prática do treinamento e criação de máscaras teatrais e manifestações populares com máscaras. Suas pesquisas também tratam dos universos sonoros relacionados a essas manifestações e às máscaras. Com experiências de criação plástica e de treinamento de atores em máscaras faciais e meia-máscara, nos últimos dez anos vem se dedicando à cênica popular que utiliza máscaras, realizando oficinas, trabalhos e espetáculos, tanto na área do teatro formal (Vilavox, Grupo Estado Dramático, Prá Nós a Máscara e Grial de Dança), quanto na cênica dos mestres populares (Cavalos Marinhos em Recife, Nazaré da Mata e Aliança).

O módulo vai abordar a máscara, o teatro e a rua; o que são, como se entrelaçam; processos, regras e especificidades no ator e no brincante. O corpo como máscara e a voz como corpo estendido da Cultura. Estratégias de compreensão, utilização e ação com máscaras, a relação com a multisenssorialidade popular, a questão dos estados psicofísicos; exercícios propiciadores. A Etnocenologia (Armindo Bião, Jean Marie Pradier), a voz (Paul Zunthor, Sara Lopes) e sua relação com as manifestações populares e teatrais nossas, o invisível da cultura e sua relação com nossas múltiplas cenas.

Inscreva-se até 27/03 em: https://www.sympla.com.br/oficinas-investigativas--pensamentos-da-cena__116257
Ou pessoalmente no Teatro Vila Velha de terça à sexta das 15 às 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas