Teatro Vila Velha sedia projeto Art Talks



Nesta sexta e sábado, o Teatro Vila Velha sedia o projeto Art Talks, que traz uma série de palestras e oficinas realizada em parceira entre o Sê-lo! Netlabel e a Plataforma Largo. Para a sua abertura, nada menos que dois especialistas em arte sonora e práticas expandidas de rádio: Janete El Haouli e José Augusto Mannis. Saiba mais:


Os pesquisadores/criadores Janete El Haouli e José Augusto Mannis estarão no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, compartilhando com o público soteropolitano suas múltiplas experiências com o Rádio, a partir da questão “ O que significa fazer Rádio hoje”? Na ocasião, irão mostrar a recente peça ‘sound-piece: in memoriam Decio Pignatari’, composta por ambos, a convite do compositor espanhol Jose Iges para a ORF Kunstradio Radiokunst (Áustria), premiada no Concurso Internacional de Rádio, Mexico, 2014. Em seguida, teremos uma mostra de radioarte com produtores de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sintoniza!

16/07 // Palestra: "Demetrio Stratos: em busca da voz-música", com Janete El Haouli
+ Performance : Invocações, com Orlando Pinho e convidados

No dia 16/07, sábado, a pesquisadora Janete El Haouli fará uma palestra sobre a voz-música de Demetrio Stratos, e sua contribuição para a música vocal do séc. XX. Janete El Haouli é autora do livro Demetrio Stratos: em busca da voz-música, publicado na Italia (1999), no Brasil (2003) e Mexico (2006). Os participantes terão o privilégio de conhecerem uma das mais perturbadoras e importantes personalidades da música contemporânea: Demetrio Stratos, cantor e performer egípcio-grego-italiano, falecido em 1979, cuja obra permanece como uma das mais ricas investigações sobre a voz no século XX. Em seguida, Orlando Pinho e convidados conduzirão uma performance vocal coletiva, a partir do seu disco vocal “Invocações”, lançado em dezembro de 2015, pelo Sê-lo! Netlabel.

Sobre os palestrantes:

 Musicista, radioasta, artista sonora, produtora cultural e professora na Universidade Estadual de Londrina-UEL, Departamento de Música e Teatro (1981_2011). Graduada em Música (piano), mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Artes, ambos pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Criou e coordenou o programa radiofônico ‘Música Nova – rádio para ouvidos pensantes’ (1991_2005); o ‘Núcleo de Música Contemporânea’ (1993_2008), além de dirigir a Rádio UEL FM (2001_2005), a Casa de Cultura da UEL (2007_2010) e o Setor de Informação e Comunicação do Centro Cultural São Paulo (2012). Criou e dirige o espaço cultural TOCA : arte ação criação em Londrina, desde fevereiro de 2013.Idealizou, coordenou e participou de atividades pedagógicas, de criação e de pesquisa na área da experimentação vocal, da arte radiofónica e da ecologia sonora, apresentando-os em congressos, fóruns, bienais e encontros nacionais e internacionais. Publicou artigos sobre rádio, paisagens sonoras, ecología sonora e o livro-CD ‘Demetrio Stratos: em busca da voz-música’ na Itália em 1999 (5ª edição), no Brasil (2003) e no México (2006). Desenvolveu projetos comissionados de criação radiofônica para a WDR de Colônia (StratoSound) e DeutschlandRadio de Berlim (Brasil Universo). Estes e outros trabalhos foram apresentados na Finlândia, Rússia, Itália, Suíça, México, França, Uruguai, Espanha, Portugal, entre outros. Integra o Collectif Environnement Sonore (France,
Suisse).

José Augusto Mannis  (1958 - São Paulo, Brasil)

Compositor, performer eletroacústico, sound designer, professor universitario, pesquisador. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios. Idealizou e implantou no Brasil o Centro de Documentação de Música Contemporânea (Unicamp) em cooperação com o Centre de Documentation de la Musique Contemporaine – Cité de la Musique, França (Radio France, SACEM e Ministério da Cultura da França). Desenvolve pesquisas no campo da música, acústica, engenharia de áudio e da ciência e tecnologia (acústica e ciência da informação) aplicadas à música, incluindo biblioteconomia (catalogação de documentação musical em sistemas automatizados (Z39.50), acústica de salas (autor de tecnologia patenteada e licenciada pela Unicamp), e bioacústica (dispositivo multicanal de registro sonoro e métodos análise do sinal). Estudou na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, no Instituto de Artes da UNESP, Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, Universidade de Paris VIII (mestrado, 1997) e Unicamp (doutorado, 2008) onde ensina composição, contraponto, áudio e acústica. É membro da Academia Campineira de Música, Audio Engineering Society – AES, Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM, Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM, Sociedade Brasileira de Computação – SBC e Aliança Francesa de Campinas.

Comentários

Postagens mais visitadas