Cobertura do Palco Aberto "Justiça e Democracia"

Texto e fotos: Laís Andrade

Na segunda-feira dia 4 de julho, aconteceu a quinta edição do “Palco Aberto” que teve como tema "Justiça e Democracia". O projeto criado pelo Teatro Vila Velha acontece às segundas-feiras e propõe debater a situação do Brasil. Essa edição discutiu a legalidade do processo de impeachment e a posição dos órgãos reguladores, investigativos e polícias.

Ismar Nascimento, advogado e membro do Coletivo Frente Brasil Juristas pela Democracia, elogiou a iniciativa do Palco Aberto e completou que “precisamos de mais iniciativas assim, porque só com a organização e não apenas com o discurso é que vamos conseguir combater esse processo, e quando digo processo não me refiro só ao processo juridico-politico de impeachment mas a todo o processo de retrocesso das poucas conquistas que conseguimos”.

Fabiana Miranda no Palco Aberto
Denisson Palumbo
DJ Gug, Dante e DaGanja
Fabiana Miranda, defensora pública do estado da Bahia, compartilhou as experiências e desafios no trabalho com pessoas em situação de rua, com transtornos mentais e usuários de drogas e como tenta transformar o “impossível em um pouco possível”. Entre as falas, outras formas de discurso foram apresentadas, o rapper DaGanja acompanhado de Dante e DJ Gug levaram o movimento hip-hop para o palco principal. O poeta Denisson Palumbo apresentou poemas, canções e paródias que instigaram o público presente.

Assim como nas edições anteriores, o microfone permaneceu aberto ao final do debate para que as pessoas do público pudessem se expressar. A pergunta que ficou foi “E agora, o que faremos?”, as respostas foram diversas, das simples e pessimistas às complexas e esperançosas, a difusão da informação pela arte, a organização social apartidária e o aquilombamento foram apontados como caminhos.

Na plateia, Isaías Beltrão comentou sua primeira experiência no Palco Aberto, “essa palestra me surpreendeu muito, fiquei muito envolvido com o que foi falado ali, principalmente por poder ouvir de pessoas quer são especialistas no assunto”.
A próxima edição do Palco Aberto acontece no dia 11/07 com o tema “Saúde e Democracia”, às 19h, no Teatro Vila Velha. O evento é gratuito e aberto ao público.





Comentários

Postagens mais visitadas