Curso experiencial de anatomia acontece no Vila


No dia 19 de dezembro, às 15h, o Teatro Vila Velha abriga um curso experiencial voltado para aqueles que têm interesse na anatomia e na sua relação com consciência corporal. A primeira edição do curso, ministrado pela bailarina Claudia Auharek, é voltada para conhecer os ossos da pelve (com vídeos, fotos, e peças anatômicas), mas experimentar esse conhecimento também com o próprio corpo, através de toque orientado e movimento consciente. O investimento é de R$ 50,00.

"Na minha formação como fisioterapeuta (ainda em curso) percebo uma lacuna entre o que é estudado e o que é sentido pelo próprio corpo de quem estuda. Em minha formação como bailarina senti falta de um estudo dirigido para as estruturas do meu corpo. Esse curso que estou oferecendo é então uma maneira de contribuir para esse campo ainda em formação, um campo que afirma a coexistência de nomear, conhecer e sentir através do nosso próprio corpo. Assim, diferente da anatomia clássica, a anatomia experiencial se propõe a oferecer uma experiência direta com a estrutura estudada, e não apenas com seus intermediários como livros e modelos. É uma abordagem que dialoga com diferentes linhas de educação somática, dentre elas a que tenho me dedicado nos últimos anos, Body-mind centering. De forma geral é uma maneira de propor conhecimento anatômico em associação com a experiência do corpo, pois como bem colocou Andrea Olsen: 'A função de um livro de anatomia não é desmistificar o corpo - mas sim, ajudar a corporalizar (embody) o mistério'", comenta Claudia.

Claudia Auharek é bailarina com formação em ballet clássico e dança contemporânea (Centro artístico de Dança 1997-2011, CEFAR 2012, Cursos livres 2013-2015). Iniciou graduação em Fisioterapia no Izabela Hendrix em 2013. Foi Monitora de anatomia no Izabela Hendrix, 2014. Transferência para Fisioterapia na UFMG, 2015. Cursos e formações complementares: Programa de Certificação no método BMC® 2014/ 2016 Body – Mind Centering®,Educador do Movimento Somático (SME). RP2, método de alongamento (SP, 2013).

Comentários

Postagens mais visitadas