Homenagem a Humberto Porto acontece no palco do Teatro Vila Velha
O campositor Humberto Porto é homenageado. Arte: Laís Guedes.
O projeto idealizado pela família do compositor conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Setorial de Música do Fundo de Cultura de 2014. A realização é em parceria com a Multi Planejamento Cultural
Resgatar a obra e prestar uma homenagem ao compositor, que faleceu precocemente em 1943 (aos 35 anos), são os principais objetivos do projeto, segundo Annibal, pai de Rafael, Lucas e Thiago, integrantes do time que comporão o projeto e músicos responsáveis por revisitar canções de sucesso do século passado no espetáculo apresentado no final de maio, dia 28.
No rol de parceiros de Humberto Porto, destacam-se, ainda, Herivelto Martins e Benedito Lacerda, com quem compôs o seu maior sucesso “A Jardineira”, marcha gravada no final dos anos 30, mas que permanece sendo uma das mais executadas, principalmente, no período do Carnaval. Outras canções conhecidas são “Lamento Negro”, “Batuque do Morro”, “Yayá Baianinha” e “Na Bahia”.
O diretor artístico do projeto, batizado “O Jardim de Humberto Porto”, Thiago Pondé, destaca o trabalho cuidadoso de pesquisa e catálogo da obra musical e outros aspectos relativos ao compositor. “Além de recuperar os fonogramas, que envolve o contato com pesquisadores, estamos levantando todas as informações possíveis sobre a personalidade e curiosidades de Humberto junto aos nossos familiares e historiadores, que enriquecerão o processo criativo do espetáculo de lançamento do CD”, finaliza.
Ficha Técnica - Espetáculo “O Jardim de Humberto Porto”
Realização e Produção: O Jardim de Humberto Porto e Multi Planejamento Cultural
Direção Artística: Thiago Pondé
Supervisão Cênica: Conceição Castro
Direção Musical: Rafael Pondé
Elenco: Evelin Buchegger
Thiago Pondé
Lucas Pondé
Comentários
Postar um comentário