Atores do Bando de Teatro Olodum ensaiam espetáculo em São Tomé e Príncipe
Ridson Reis e Elane Nascimento, atores do Bando de Teatro Olodum, ensaiam em São Tomé e Príncipe, na África, o espetáculo "As Orações de Mansata". A montagem, baseada no texto do escritor guineense Abdulai Sila, é dirigida por Augusto Barros e faz parte do P-STAGE – IV Estágio Internacional de Atores Lusófonos. O intercâmbio tem apoio do Edital de Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Por Eduardo Coutinho
Por Eduardo Coutinho
Depois de um mês de trabalho em São Tomé e Príncipe, o grupo vai a Coimbra, em Portugal, onde estreia a peça. O espetáculo vai circular pela África, Brasil e Portugal. Durante a preparação para o espetáculo, serão trabalhadas artes marciais como Tai Chi Chuan, Capoeira, além da Commedia Dell'Arte. O diretor acredita que essas técnicas são essenciais para qualquer montagem e para o currículo de todo ator. Cada intérprete vai ministrar durante o processo pequenas oficinas como forma de troca de conhecimento com o grupo.
Ridson conta que desde que entrou no Bando, em 2006, teve poucas oportunidades de fazer intercâmbios como este, com exceção do trabalho com o bailarino e coreógrafo japonês, Tadashi Endo, que dirigiu o espetáculo Dô, em 2012.
“Vou trabalhar com um diretor de outro país, com atores de vários lugares diferentes e um texto que me atrai muito. Conhecer a África sempre foi um sonho meu, que sempre senti falta de ver textos de autores africanos encenados no Brasil”, conta Ridson.
É a terceira vez que o Bando participa de intercâmbio realizado pela Cena Lusófona. Em 2000, membros do grupo integraram o espetáculo “Quem come quem” e em 2002 participaram da Oficina Municipal de Teatro. A associação foi fundada em 1995 em Coimbra com o objetivo de realizar intercâmbio teatral entre países de língua portuguesa.
Comentários
Postar um comentário