Projeção Sonora propõe imersão sônica na programação do MAB


Quando ouvimos falar em projeção, logo pensamos em cinema, aonde a imagem em movimento é projetada sobre uma tela branca. A projeção sonora é quase a mesma coisa, só que, aqui, o que é projetado é o som. A “tela” são os ouvidos, a mente e o coração dos “espectadores”.
Desta forma, a série de oito Projeções Sonoras de Composições Eletroacústicas do MAB serão sempre no Cabaré dos Novos, do Teatro Vila Velha, executadas em sistema quadrifônico de alto-falantes. Ou seja, a audiência estará “cercada” por quatro caixas acústicas, ouvindo obras que utilizam meios eletrônicos para processamento e transformação do som, propondo uma espacialidade específica, resultando em uma experiência de imersão sônica única.
Além da música, a experiência será enriquecida com a intervenção ao vivo da bailarina (e membro da OCA) Lia Sfoggia, vídeos e até mesmo músicos interagindo ao vivo com a gravação, no caso, João Millet Meireles, que tocará algumas percussões.
A primeira projeção será no dia 30 de maio. Serão apresentadas duas obras acusmáticas*, duas com vídeo e duas com performance.
As peças apresentadas serão de três compositores baianos, um gaúcho radicado na Bahia, um português radicado no Brasil e um brasileiro radicado em Portugal. Os compositores são, respectivamente: João M. Meirelles, Alex Pochat, Alexandre Espinheira, Guilherme Bertissolo, João Pedro Oliveira e Rafael Oliveira.
VILA DA MÚSICA – As Projeções Sonoras do MAB acontecem dentro do projeto Vila da Música, do Teatro Vila Velha. O MAB é parceiro do Vila da Música, que por sua vez, é patrocinado pela Oi.
O MAB é uma série de 38 atividades que englobam: concertos, projeções sonoras, seminários, palestras, mini-recitais em escolas públicas e intervenções urbanas, se estendendo de maio até dezembro de 2012.
O MAB é uma realização da Associação Civil Oficina de Composição Agora (OCA) com patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia.
30/05 | 20h | Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas