Teatro Vila Velha promove sessões de espetáculos com debate


Áfricas, Hamlet+Hamletmachine e Fragmentos de um teatro decomposto serão exibidos no Novo Vila Virtual. Debates com convidados especiais completam a programação.

Nos dias 27 de maio, 9 e 10 de junho, o Teatro Vila Velha exibe os espetáculos Áfricas, Hamlet+Hamletmachine e Fragmentos de um teatro decomposto, respectivamente, no Novo Vila Virtual (www.youtube.com/teatrovilavelha), palco online do Teatro Vila. Os debates acontecem após a transmissão dos espetáculos, contando com um novo mediador a cada dia e com a participação de profissionais para aprofundar a compreensão e fruição das obras em conjunto com o público. O debate irá certificar todos os participantes presentes. O projeto incentiva que os membros de instituições sociais, culturais e educacionais, como escolas municipais e universidades públicas e privadas, possam assistir aos espetáculos e participar dos debates logo após cada sessão.

A programação começa dia 27 de maio, através do canal do YouTube do Teatro Vila Velha (www.youtube.com/teatrovilavelha), com a exibição do primeiro espetáculo infanto-juvenil do Bando de Teatro Olodum, Áfricas, com sessões às 10h e 15h. A obra, dirigida por Chica Carelli, apresenta a riqueza cultural africana ancestral, e de maneira lúdica, tenta suprir a escassez de referenciais no imaginário infantil, povoado tradicionalmente de fábulas e personagens com características europeias. No espetáculo Áfricas, as crianças e adolescentes encontram vários motivos para se orgulharem da herança africana e descobrem que seus antepassados não foram apenas escravos e, sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral. Após cada transmissão, Chica Carelli, atriz da Companhia Teatro dos Novos, e Cássia Vale, atriz do Bando de Teatro Olodum, se reúnem na plataforma Zoom para a realização de dois debates. O primeiro acontece às 10h, com a educadora Vanda Machado, e o segundo, às 15h, com o bailarino e coreógrafo Zebrinha. 

Já no dia 9 de junho, às 19h, o palco online do Teatro Vila recebe Fragmentos de um teatro decomposto, primeiro espetáculo totalmente virtual da Companhia Teatro dos Novos. A obra revela um mundo tão distópico quanto atual: um espelho do nosso tempo. “Fragmentos de um teatro decomposto”, encenado para um web teatro, onde cada atriz e ator está em seu cenário/casa, é composto por onze monólogos costurados pelo mesmo sentimento que nos guia no momento, um sentimento de estranhamento e desolação, mas também de busca por saídas, alternativas que nos levem a um mundo novo e diferente do que conhecemos. Após a exibição da obra no Novo Vila Virtual, o ator Miguel Campelo realiza a mediação do debate com a participação do diretor do espetáculo, Marcio Meirelles, e do ator e diretor Murilo Ramos.

Finalizando a série de transmissões, dia 10 de junho, às 15h, no Novo Vila Virtual, acontece a exibição de Hamlet+Hamletmachine. O  encenador Marcio Meirelles apresenta o clássico com uma linguagem contemporânea e contundente, além de um diálogo potente com públicos de diversas gerações. Hamlet+Hamletmachine tem encenação distanciada da visão romântica, que gira ao redor da traição do tio e do drama familiar, e ganha outros contornos para tratar de um Golpe de Estado, que instaura na trama dilemas entre civilização e barbárie, razão versus violência, temas que estão no original e ao longo dos tempos foram sendo eclipsados por uma visão romântica e perspectivas psicanalíticas. Após a exibição, o debate contará com a mediação do encenador Marcio Meirelles, participação do professor e tradutor José Roberto O’shea e da professora. Dra. Janaina Mirian Rosa.

Ação de contrapartida da Companhia Teatro dos Novos com uso do subsídio pago pela Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da lei de emergência cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas