Projeto une arte e educação para jovens de Salvador no Teatro Vila Velha

Mais de 4500 crianças e adolescentes de instituições da capital terão acesso às atividades entre março e junho de 2016



Entre os meses de março e junho de 2016 acontece a primeira edição do Pé de Feijão – Arte e Educação no Teatro Vila Velha. A iniciativa promoveações educativas de artes cênicas para crianças e adolescentes de instituições sociais e educacionais de Salvador e região.
 
Espetáculos Infanto-Juvenis
As ações do projeto são pautadas na promoção da sensibilização, conhecimento e contato com as artes cênicas durante o processo de formação e aprendizado dos jovens. A programação inclui o espetáculo de dança “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, do Núcleo Viladança, e de teatro“Remendo Remendó”, de A Outra Cia de Teatro. As apresentações acontecem no palco principal do Teatro Vila Velha.

Ações Educativas

O projeto realiza ainda um acompanhamento pedagógico junto a educadores. Desde o primeiro contato com as instituições, uma equipe de arte-educadores oferece orientações sobre o desenvolvimento da temática artística e do conteúdo dos espetáculos apresentados para a sala de aula. As atividades duram até o momento após o espetáculo, através da entrega de um material contendo orientações sobre como desenvolver o conteúdo artístico em programas de ensino – estimulando desdobramentos que vão além do espaço do Teatro.

“Ter uma programação dedicada especialmente para crianças e adolescentes é fundamental para toda a cidade", destaca Cristina Castro, gestora cultural, coreógrafa e coordenadora geral do projeto. Ana Paula Carneiro, arte-educadora e coordenadora da área de mediação cultural do Pé de Feijão, complementa o pensamento, apontando a apreciação e o encantamento como elementos fundamentais para a formação de novos públicos e futuros artistas. Ela ainda afirma que “o grande diferencial do projeto é a aplicação de atividades de arte e educação a partir do tema e da estética decada espetáculo, visando uma imersão que começa antes do dia da apresentação e permanece nas atividades de desdobramentos sugeridas com os professores.”

"É muito bom neste momento ter o Pé de Feijão no Teatro Vila Velha, porque há muito tempo apostamos na relação com as escolas, com a formação. Existe um caminho rico de ações que unam cultura e educação. A gente quer que as escolas se aproximem e proponham ações conjuntas com o Vila", comenta Marcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha.

Incentivo à Literatura

Entre os meses de março e junho, o projeto instalará ainda no Teatro Vila Velha o Cantinho da Leitura, como forma de estimular o hábito da leitura entre os pequenos. Esta ação é realizada em parceira com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador. Ao final de cada apresentação, será sorteada entre as crianças uma série de livros infantis, doados ao projeto pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A primeira edição Pé de Feijão atenderá a mais de 4500 crianças e adolescentes durante os quatro meses de atividades do projeto.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO*

O quê: Estreia do projeto Pé de Feijão – Arte e Educação no Teatro Vila Velha
Espetáculo: Remendo Remendó – A Outra Cia de Teatro
Quando: 8 e 9 de março
Onde: Teatro Vila Velha

Agenda completa:

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé – Núcleo Viladança
12 e 13 de abril | 24 e 25 de maio

Remendo Remendó – A Outra Cia de Teatro
8 e 9 de março | 7 e 8 de junho

Local: Teatro Vila Velha

*Apresentações realizadas exclusivamente para as instituições participantes do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas