Marcio Meirelles lança livro no festival Porto Alegre em Cena


O diretor artístico do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles, participa entre os dias 7 e 12 de setembro do festival Porto Alegre em Cena. O artista dirige a leitura dramática e realiza o lançamento do livro Après Moi le Déluge (Depois de Mim, o Dilúvio), obra dos espanhóis Lluïsa Cunillé e Xavier Albertí, traduzida por ele para o português.

Meirelles foi um dos dez encenadores brasileiros convidados a traduzir obras contemporâneas da dramaturgia espanhola, em projeto realizado através de parceria entre AC/E - Acción Cultural Española, braço do governo espanhol, o Tempo Festival, do Rio, e a editora Cobogó. Com tiragem média de mil exemplares, os livros serão lançados, de dois em dois, em cinco festivais de teatro nacionais, com participação dos autores e dos tradutores, que dirigem leituras encenadas das obras. Em Salvador, o projeto acontece no FIAC - Festival Internacional da Artes Cênicas da Bahia.

"Estou acostumado a traduzir da escrita em papel para a escrita da cena, de uma linguagem para outra linguage, nunca de uma língua para outra. Sempre há uma primeira vez. No encontro com Luïsa e seu texto, que já me arrebatou pelo título, minha trilha de encenador guiou a tradução. Tentei fazer com que as palavras estivessem prontas para sair da boca de atores brasileiros e as construções fossem familiares aos nossos ouvidos", conta Marcio Meirelles.

Além de Meirelles, participam do projeto os diretores brasileiros Fernando Yamamoto, Aderbal Freire-Filho, Cibele Forjaz, Beatriz Sayad, Pedro Bricio, Hugo Rodas, Roberto Alvim, Luís Artur Nunes e Gilberto Gawaronski.

Comentários

Postagens mais visitadas