Matéi Visniec participa de programação intensa no Vila
O dramaturgo romeno Matéi Visniec, autor do texto Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo, que gerou a peça Espelho para Cegos com direção de Márcio Meirelles, está em Salvador desde terça-feira. Visniec veio ao Brasil a convite do Teatro Vila Velha, é a primeira vez que ele visita o país e está com uma agenda intensa de atividades.
Na quinta-feira, Matéi assitiu pela primeira vez à montagem Espelho para Cegos. Sobre o que viu, Visniec disse que a liberdade dada por ele em sua dramaturgia foi muito bem utilizada e que "a encenação representa bem o espírito do texto". O autor destacou ainda as intervenções em vídeo, utilizadas ao longo do espetáculo. Hoje, ele vem novamente ao Vila acompanhar a peça com a presença ilustre da Embaixadora da Romênia no Brasil, Diana Radu.
Na terra de todos os santos, o dramaturgo assistiu ainda à leitura dramática de Por Que Hecuba, de sua autoria e inédito no Brasil. Na ocasião, satisfeito com o que viu e já liberou os direitos para a montagem baiana do espetáculo. Marcio Meirelles já anuncia para janeiro a estreia da encenação que foi feita sob encomenda para uma companhia teatral japonesa.
Na quarta-feira, Visniec proferiu palestra no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. O espaço do Cabaré ficou lotado para ouvi-lo falar sobre Teatro e Política. Para ele, o teatro é a linguagem ideal para fazer-se as críticas necessárias à sociedade contemporânea. Matéi, que vive na França desde meados da década de 80, revelou que ao chegar no ocidente se deparou com um adversário mais complexo e difuso do que a ditadura socialista do seu país natal, a Romênia.
No ocidente, a praga do consumismo e os mecanismos de manipulação capitalista e os meandros da alma humana transformaram-se em dezenas de textos teatrais críticos, a maioria já publicados no Brasil pela editora É Realizações. Foi numa livraria que Meirelles descobriu esse escritor, ainda pouco conhecido no Brasil, e de pronto resolveu encená-lo. “Compreendi que aquilo era urgente, e na cara e na coragem montamos o espetáculo Espelho para Cegos com a união da Companhia Teatro dos Novos e membros da universidade LIVRE de teatro vila velha.
Matéi volta para a França no sábado e até lá participa mais algumas atividades, além do roteiro turístico, que também faz parte dessa visita.
Incrível, muito feliz com essa presença ilustre em solo Brasileiro!
ResponderExcluirA semana cultural com Visniec não poderia ter sido melhor