Diretor britânico radicado em Portugal Graeme Pulleyn inicia ensaios com a universidade LIVRE
Graeme Pulleyn no núcleo de comunicação do Vila
O espetáculo integra o projeto de intercâmbio lusófono K Cena e será apresentado entre os dias 25 de maio e 4 de junho, de quinta a domingo. Essa será a segunda obra montada no Teatro Vila Velha por Pulleyn, que criou, em 2014, a peça "DQ 2014", com a Companhia Novos Novos, também pelo K Cena, e também esteve no palco do Vila como ator, no ano passado, com o espetáculo "Sangue na Guelra", da companhia portuguesa Amarelo Silvestre.
Outra questão que orienta esta nova criação de Pulleyn pelo K Cena é a "peste", tema abordado direta ou indiretamente pelas três obras escolhidas. "A peste é um tema que hoje está muito presente, de forma metafórica. Vivemos um momento de consequências da peste, quase. Esse desmoronar das estruturas, das leis, das convenções, de certa forma da moralidade. Isso tudo está a desaparecer e a deixar em seu lugar uma crise, que pode ser positiva ou pode ser negativa", comenta Pulleyn, que chama a atenção para as características dos novos líderes da política internacional. "Quando a peste vem o que ela mata, acima de tudo, é a ordem. E depois surge uma nova ordem... Cabe a nós descobrir e definir qual essa nova ordem", comenta.
Chica Carelli ao lado do elenco de "Somos Todos Ubu", peça dirigida por ela em Cabo Verde pelo K Cena
A residência artística de Pulleyn com a universidade LIVRE do teatro vila velha faz parte do K CENA - Projeto Lusófono de Teatro Jovem - que promove intercâmbio entre Brasil, Portugal e Cabo Verde, e acontece no Vila pelo quarto ano. A montagem é uma das três produzidas em 2017 no âmbito do K Cena a partir das mesmas obras – a diretora Chica Carelli, artista do Vila, montou “Somos Todos Ubu” (foto) em Cabo Verde, em março, e os diretores Paulo Miranda e João Branco estrearam em abril a peça “Ubulândia” em Portugal. O K Cena é realizado pelo Teatro Viriato (Portugal) em parceria com o Teatro Vila Velha e com o Instituto Camões/Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo (Cabo Verde).
Comentários
Postar um comentário