em pauta A Marcha Zumbi + 10 e o Estatuto da Igualdade Racial
Rolou ontem o debate no Cabaré dos Novos, promovido pelo Bando de Teatro Olodum, produzido por Jorge Washington e mediado por Érico Brás. Compondo a mesa, Samuel Vida, Luiza Bairros e o deputado Luiz Alberto.
Luiza abriu o debate com uma exposição, sobre o que considera cinco momentos de transformação substanciais nos últimos anos, da forma como o negro é visto pela sociedade. Em seguida o deputado Luiz Alberto falou mais especificamente sobre a marcha e sobre a necessidade de se organizar um plano político para o povo negro no Brasil. Samuel Vida comentou a fala dos dois, e ressaltou o risco de manipulação da marcha por instituições que nada têm a ver com os interesses da comunidade negra, e foi aí que a coisa começou a esquentar. Que plano político é esse? Como o movimento negro está organizado? O que falta? O que é mais efetivo? O que é mudança de fato e o que é 'cosmético'? Muita informação, muitas idéias, impressões e infelizmente, pouco tempo para desenvolvê-las.
Depois vieram as perguntas e a coisa esquentou mais. Tá tudo gravado e registrado. Ontem foi muito bom, e pelo visto hoje vai ser também muito produtivo. Discutiremos o tema Representações do negro no palco e na tela com a professora Leda Martins e o ator Hilton Cobra, o Cobrinha. Ás 19h!
Comentários
Postar um comentário