sábado, 31 de março de 2012

E começa o VIVADANÇA 2012

O VIVADANÇA Festival Internacional é um grande evento que movimenta Salvador durante todo o mês de abril, dando à cidade uma mostra do que de melhor há na dança mundial.

Participam do Festival artistas de 18 países, 10 estados brasileiros, 9 companhias internacionais e 4 nacionais. Ao todo são 38 apresentações de 27 espetáculos diferentes, só em Salvador. Isso sem falar nas mostras de Brasília e Belo Horizonte, novidades da edição deste ano, e nas 3 mesas-redondas e 28 oficinas que completam a programação soteropolitana.
Seria impossível a realização deste evento sem o patrocínio de empresas e instituições que acreditam no projeto. São elas: Oi, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura do Estado e Governo da Bahia; Chesf e BNDES, através da Lei Rouanet, CAIXA e Governo Federal. Além do apoio cultural da Oi Futuro e Fundação Cultural do Estado da Bahia.

quarta-feira, 28 de março de 2012

1996: Virgínia Rodrigues na inauguração do Cabaré dos Novos

O Acervo do Vila é uma verdadeira caixinha de surpresas! Vira e mexe encontramos fotos e fatos que marcaram a história da cena artística de Salvador.

Pesquisando algumas fotos antigas, para ilustrar a agendinha do próximo mês, encontramos essa de Virgínia Rodrigues soltando o vozeirão na inauguração do Cabaré dos Novos, como parte da primeira etapa do Novo Vila, em 1996. O evento contou com a presença de diversos artistas e personalidades.




Revelada no Bando de Teatro Olodum por Marcio Meirelles, a artista Virgínia Rodrigues apresenta o show 'Virgínia Rodrigues e Alex Mesquita em Concerto', uma parceria da cantora com o seu amigo e violonista dentro do projeto Vila da Música. O show intimista de voz e violão acontece no dia 30/03 (sexta), às 21h, na Sala Principal do Vila.

No repertório estão, não só músicas dos seus quatro álbuns, mas também novas canções ainda não gravadas pela artista. Entre as músicas da sua discografia estão “Canto de Xangô” (Vinícius de Marais e Baden Powell), “Tempo de Amor” (Vinícius de Marais e Baden Powell) e “Todo Sentimento” (Chico Buarque). Já entre as músicas novas estão “Melodia Sentimental” (Villa Lobos) e “Amor Meu Grande Amor” (Ângela Rô Rô). Destaque para a música “Dêmboa” do cantor e compositor baiano Tiganá Santana, artista muito admirado por Virgínia.


Lista Amiga: Basta se cadastrar neste link: http://ow.ly/9vVOC Os nomes serão aceitos até as 1h antes do espetáculo.


30/03 | sex | 21h

R$ 40 e 20
Sala Principal 






sexta-feira, 23 de março de 2012

2º encontro do Tomaládacá

Primeiro encontro do Tomaládacá 2012. Foto Marcio Meirelles

Acontece neste sábado, às 9h, o segundo encontro do projeto Tomaládacá 2012. Desta vez já acontecerá a apresentação de trabalhos. Os primeiros a se apresentarem são os grupos "Mudando a Cena" e "Bossambacos".

Na primeira reunião foram definidos os grupos de trabalho: produção, oficina, formação de plateia e comunicação. Os grupos são predominantes de subúrbios de Salvador, Camaçari e Feira de Santana.
Ainda é possível participar! Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no link abaixo http://ow.ly/9pR4M e confirmar presença através do e-mail: tvv.tomaladaca@gmail.com . 



SOBRE O PROJETO: 
O projeto TOMALADACÁ iniciou em 1999 com a montagem do espetáculo Sonho de uma noite de verão. Na ocasião, foram feitos encontros com outros grupos da cidade  e desde então o Teatro Vila Velha vem apoiando grupos de teatro e dança dos subúrbios de Salvador e municípios próximos promovendo o intercâmbio entre esses grupos e os residentes do teatro.
O projeto permite a apresentação desses grupos comunitários em mostras especiais; a otimização do potencial criativo e técnico através de oficinas, workshops, debates, seminários e palestras; a qualificação de seus participantes incluindo-os como estagiários na área técnica e de produção. O projeto fortalece ainda os grupos em suas comunidades, através de articulações com as associações de bairro ou pessoalmente, para que passem a vir assistir não apenas às suas apresentações, mas aos outros espetáculos do teatro, através de bônus ou da troca de desenhos ou textos, produzidos por eles, por ingressos.

Arte no muro. Versão 2012



Localizada na rampa de acesso do Teatro Vila Velha, a intervenção do VISIO. para o VIVADANÇA 2012 que acontecerá no último fim de semana de março, apresenta unidade visual através da estampagem geral do muro com um elemento único (avatar) replicado, cuja inspiração partiu do projeto "neocriaturas" (MAY AKA HAPPY DOWNLADY). 

Sobre eles, os artistas convidados farão livres interferências nas áreas destinadas. Esta composição (vide simulação acima) estende-se ao longo de todo o percusso do público em meio à diversidade de cores, texturas e imaginário lúdico que o transformarão num papel de parede em movimento.

Curiosidade: Todos os anos o VIVADANÇA faz uma intervenção no muro da rampa de aceso. No ano passado tivemos um público de 46.476 pessoas + produtores, equipes de trabalho. Todo mundo viu! Parabéns VIVADANÇA e artistas visuais pelo excelente trabalho!



Confira as propostas de 2010 e 2011:2010: http://blogdovila.blogspot.com.br/2010/04/tem-arte-no-muro.html
2011: http://blogdovila.blogspot.com.br/2011/04/muro-do-vila-com-arte-nova.html

Reunião do Movimento DESOCUPA! neste sábado

Os Grupos de Trabalho do Movimento Desocupa reúnem-se neste sábado no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. 

Manifestação na Praça Municipal. Foto Jorge Itaitu

O Movimento DESOCUPA! nasceu a partir da crescente insatisfação da população de Salvador com os desmandos e desvarios da administração municipal, sobretudo no que diz respeito à venda da cidade aos interesses privados. Não possui vinculação partidária nem apoios financeiros de nenhuma espécie. A força deste movimento emerge diretamente dos cidadãos soteropolitanos que se cansaram de sentir vergonha da cidade que amam. 

Para este encontro serão tratados os seguintes temas: a revogação da LOUOS (Lei de Ordenamento e uso do solo), proposta de sabatina com os prefeituráveis em parceria com o Movimento Vozes de Salvador, organização de novos debates, formas de arrecadação para custos com advogado (Processo da Premium contra Nadja Vladi), interação entre os participantes do DESOCUPA! e elaboração do calendário do DESOCUPA!.

Os Grupos de Trabalho do Movimento são: Comunicação, Jurídico, Mobilização, Inteligência, Produção, Análises Técnicas e Áudios Visuais.
 É importante a presença dos que já estão nos GT's e dos que desejam participar.

O Movimento DESOCUPA! já realizou diversas ações em busca de uma cidade melhor e mais justa, entre elas estão o protesto realizado em Ondina contra a ocupação da Praça por um camarote, a manifestação pública contra o prefeito de Salvador e a aprovação da LOUOS na Praça Municipal, a grande passeata que saiu do Campo Grande em direção à Praça Municipal, estima-se que mais de 2 mil pessoas estiveram presentes, a Pipoca Indignada que saiu na quinta-feira de carnaval no circuito Barra-Ondina e finalizou com um grande protesto contra a ocupação do espaço público (Praça de Ondina) por um camarote, além de 4 debates no Teatro Vila Velha que trataram sobre "Os benefícios da LOUOS para a cidade de Salvador", o ato a favor do Quilombo Rio dos Macacos, "Salvador merece outra LOUOS" e "A praça de Ondina".


O Movimento DESOCUPA! tem ainda participado de forma efetiva em audiências públicas e outros debates que acontecem em Salvador.

Mais informações: www.movimentodesocupa.wordpress.com

Reunião do DESOCUPA!
Sábado, 24/03, 9h
Cabaré dos Novos

quinta-feira, 22 de março de 2012

As pequenas bailarinas


Esta semana o Núcleo Viladança deu início as Oficinas de Dança para Crianças - atividade que vem sendo desenvolvida desde 2009 gratuitamente com o patrocínio da PETROBRAS. 




Depois de abrir inscrições, eis que se formaram duas turmas atingindo um total de 43 crianças com idade entre 07 e 12 anos. As aulas que começaram na segunda-feira seguem até junho sob a condução da bailarina e professora Janahina Cavalcante. 




Ao fim deste primeiro período, será realizada uma pequena mostra de resultados, e o coordenador das Oficinas, Luiz Antônio Jr., avisa: "Pode esperar, porque as crianças vieram cheias de energia esse ano! Todas cheias de criatividade e com uma vontade imensa de aprender o balé!" 

terça-feira, 20 de março de 2012

Remendando a Bahia com A Outra Cia de Teatro


A Outra Cia de Teatro iniciou a realização do projeto de circulação de atividades pela Bahia. Até junho, o grupo visitará 11 cidades apresentando o espetáculo Remendo Remendó (em praças, escolas, teatros, centros culturais, auditórios...), realizando oficinas artísticas (teatro, música, pintura e colagem) para estudantes da rede pública de ensino, e workshops de arte-educação direcionados a professores e demais profissionais de educação. Tudo gratuitamente!


Este é o projeto REMENDANDO A BAHIA, que tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através de chamada pública “Demanda Pública 2011”. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Promoção Karynna Spinelli no Vila!


Amanhã tem o samba pernambucano da cantora e compositora Karynna Spinelli e nós vamos sortear 2 pares de ingressos! Karynna vai apresentar seu primeiro trabalho intitulado Morro de Samba, resultado dos anos de pesquisa e convivência da artista no Morro da Conceição (Recife-PE), que é permeado pelas rodas de samba e pelas toadas de candomblé.

O CD Morro de Samba de Karynna Spinelli é banhado por arranjos percussivos que contracenam com a presença marcante de violas e violões somados aos Ilús, Djembês, Agogôs e Congas, fazendo de sua audição um passeio a cultura afro, misturando rítmos encantados em composições próprias, de sambistas do eixo Rio-Recife-SP (Noel Rosa, Rafa Barreto,Jorge Simas, Selma do Samba, Paulo Perdigão e Rui Ribeiro) e dos artistas  pernambucanos Zeh Rocha, Yuri Queiroga e Rivaldo Pessoa. Com recursos próprios e apoio da iniciativa privada, o CD foi gravado no Fábrica Estúdios (Março 2010) com a produção musical do percussionista Lucas dos Prazeres e da própria cantora.

O sorteio será realizado dia 20/03 (quinta), às 14h.

Para participar da promoção no Facebook é necessário curtir a Fan Page do Vila. Regras no Facebook. No Twitter, é preciso ser seguidor do @TeatroVilaVelha e dar RT (retweet) na seguinte mensagem:

Terça tem o samba pernambucano da @karynnaspinelli no @TeatroVilaVelha e eu vou! http://kingo.to/11T4

Sobre o RT:

- Vale qualquer tipo (copiando/colando, RT pelo botão, RT por comentário), desde que não modifiquem a mensagem e o link!

Regulamento:

1. A participação é voluntária e gratuita. Qualquer pessoa física residente no Brasil pode participar desde que tenha uma conta no Twitter e a mesma não seja protegida.

2. O participante deve ser seguidor do @TeatroVilaVelha e também deve dar RT (retweet) na mensagem com o link da promoção. (Não edite!)

3. O vencedor será escolhido por meio de sorteio realizado pelo Sorteie.me. E o resultado será anunciado no Twitter do Vila.

4. Divulgado o resultado, o vencedor será contactado via DM (Mensagem Direta) no Twitter. Caso não responda até as 17hs do dia 20/03 (quinta) perderá o prêmio.

Boa Sorte!

Nata nos caminhos do mundo



O NATA está pelos caminhos do mundo e nestas duas semanas fizemos apresentação do Siré no TERREIRO MOKAMBO do TÁTA ANSELMO onde fomos recebidos e acariciados por DANDALUNDA. No último domingo o Siré fez apresentação no ABASSÁ DE OGUM da YALORIXÁ JACIARA RIBEIRO, onde fomos recebidos e acariciados por OGUM E OXUM e na última terça feira o Siré realizou uma apresentação histórica, pois ela aconteceu no pátio da ESCOLA DE TEATRO DA UFBA na abertura do MUST (MOSTRA UNIVERSITÁRIA SALVADOR DE TEATRO) com a produção de SUSAN KALIK nossa produtora.





Essas apresentações reforçaram a necessidade de fazer mais e mais este espetáculo. É o povo Negro e de Candomblé ocupando os espaços de poder, se vendo e sendo visto. Caminharemos ainda mais pelos caminhos do mundo para mostrar a nossa beleza negra e anossa força ancestral.


Ainda teremos mais duas apresentações em Casas de Axé a desse domingo 14h no Ilê Axé Oxumarê na Vasco da Gama e no próximo domingo 25/03 no Gantois na Federação. Esperamos todos lá!!!! Vamos celebrar e homenagear os Orixás e a força do povo Negro de Axé!!! 


Queremos agradecer a todas as Comunidades de Axé que estão nos recebendo, a toda equipe do NATA, a Kalik produções, ao Teatro Vila Velha, ao Fundo de Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia.


Laroyê!!!!!!


Axé!!!!!


NATA

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Áfricas na Senzala do Barro Preto - Ilê Aiyê



Com o objetivo de valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, o Bando de Teatro Olodum apresenta gratuitamente o espetáculo “Áfricas”, no próximo dia 20, às 19h, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade.

Apesar de presente na religião, culinária, música, dança e outras manifestações culturais, em especial na Bahia, o continente africano, sua história e cultura, ainda é pouco conhecido pela população brasileira.

Áfricas é o primeiro infanto-juvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos.

Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.

A apresentação faz parte do projeto Outras Áfricas, uma parceria com o Fundo Nacional de Cultura, graças à emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Luiz Alberto.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Adquira seu DVD da Mostra das Oficinas Vila Verão 2012


Já estão disponíveis no Teatro Vila Velha os DVD´s da Mostra das Oficinas Vila Verão 2012! Em um momento de grande celebração, os alunos se reuniram, na Sala Principal do Vila, e trocaram as experiências vividas durantes os dois meses de oficinas. Tivemos dança afro, dança do ventre, teatro para crianças, para iniciantes, canto e muito mais. O evento aconteceu no dia 05 de fevereiro e o DVD com a Mostra completa pode ser adquirido no Vila pelo valor de R$ 30,00. 


Mais informações no 3086-4618.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Imagina só... Aventuras do fazer em projeto escola


Momento de concentração dos jovens atores da Cia Novos Novos

O espetáculo Imagina só... Aventuras do fazer da Cia Novos Novos será apresentado, a partir de hoje, para crianças de escolas públicas através de projeto de formação de plateia.

Estudantes recebem as instruções sobre a atividade que vão realizar
Na chegada, os estudantes recebem estímulos visuais e sonoros e, após uma pequena explicação dos professores, devem colocar no papel o que eles imaginam que vão ver na sala do teatro. O professor pergunta "De que é feito o teatro?", "Como vocês imaginam que é o espetáculo, a sala, as pessoas que estão no palco?".

Desenhos dos alunos

Após o espetáculo a equipe fará um debate com os alunos a partir do que eles imaginaram.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O teatro no cinema

O Vila parabeniza os atores do Bando de Teatro Olodum, Auristela Sá e Érico Bráz, pela indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2012! Os atores participaram do filme "Jardim Das Folhas Sagradas" de Pola Ribeiro que concorre com outros três filmes baianos: "Capitães da Areia" e os documentários "Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano" e "Bahêa Minha Vida".



Promovido pela Academia Brasileira de Cinema, a premiação é composta por duas etapas. Na fase de indicação, cinco obras de cada categoria que passarão para a etapa seguinte são escolhidas pelos membros do Conselho Acadêmico da Academia, por meio dede uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada ao Conselho Acadêmico, que escolhe, então, os vencedores.

Veja a lista completa das indicações no iBahia.




A Praça de Ondina. O Carnaval de Salvador.


O debate de ontem era pra ser sobre a Praça de Ondina, mas o responsável pela PREMIUM não foi, ele chamou para conversar e recuou. Não foram também representantes da SUCOM, Secretaria de Patrimônio da União, Ministério Público Estadual e Federal. A conversa avançou para um tema maior, o carnaval. Ficou claro que a festa "mais popular do mundo" tem mais problemas do que apenas a criação de um 4º circuito, mais espaço para os blocos que reclamam e mais questões do que as que Fernando Bulhosa colocou ontem em entrevista ao Correio 
http://ow.ly/9wWCO.

O carnaval de Salvador não atende às expectativas da população da cidade, ele não agrada ao folião que precisa pegar um ônibus, que precisa fazer xixi, que quer brincar na pipoca, que quer acompanhar um trio sem ser interrompido por um camarote com suas músicas altas e tantas outras coisas. Ficou claro que o nosso excludente carnaval precisa ser repensado. 

O Movimento Desocupa segue em defesa da nossa cidade. Veja mais aqui

Nos braços de Dandalunda!!!




Emocionante, arrepiante, foi a apresentação do Siré Obá no Terreiro Mokambo. Dandalunda (divindade banto, senhora das águas e da riqueza) nos acariciou e nos recebeu. O povo do Terreiro Mokambo preparou um banquete para nos receber, com direito a acarajé, abará, vatapá e bolinho de estudante.



Festa! Festejamos juntos o teatro e o candomblé, a arte e a fé. Fomos recebidos com um carinho de filhos da casa e o Táta Anselmo muito atencioso e paciente encantava toda a equipe não só com o cuidado com que o Terreiro Mokambo é zelado como com o Memorial Kiesimbie, onde está resguardada a memória dessa comunidade e da ancestralidade de Pai Anselmo.


Foi um prazer, queremos muito voltar e fazer mais e mais, conversar, teatralizar e nos embevecer da nossa beleza e riqueza ancestral. 


Minha bênção a Dandalunda, ao Táta Anselmo, ao Terreio Mokambo e todos os Inkisses que lá habitam.


Axé!!!


NATA (Núcleo Afro brasileiro de Teatro de Alagoinhas)

terça-feira, 6 de março de 2012

Promoção “Álvaro Assmar 25 Anos Ao Vivo”

Pioneiro na prática do blues na Bahia, o guitarrista, cantor e compositor Álvaro Assmar lança o primeiro álbum duplo (CD/DVD) da história do blues brasileiro nesta quinta (08/03) no Vila da Música e nós vamos sortear 2 pares de igressos (Twitter e Facebook) + 2 CD/DVD “Álvaro Assmar 25 Anos Ao Vivo”!


O lançamento é comemorativo aos seus 25 anos de carreira profissional, reunindo composições autorais e algumas canções inéditas. “Álvaro Assmar 25 Anos Ao Vivo” é o primeiro álbum duplo do gênero a ser lançado no Brasil por um artista brasileiro. A atmosfera da gravação é bem descontraída e reúne alguns músicos que trabalharam com Álvaro ao longo da sua trajetória, nos grupos Cabo de Guerra e o Blues Anônimo, primeira manifestação do blues na Bahia.


O sorteio será realizado dia 08/03 (quinta), às 14h.
Para participar da promoção no Facebook é necessário curtir a Fan Page do Vila. Regras no Facebook.


No Twitter, é preciso ser seguidor do @TeatroVilaVelha e dar RT (retweet) na seguinte mensagem:


O Blues toma conta do @TeatroVilaVelha com o lançamento do CD/DVD “Álvaro Assmar 25 Anos Ao Vivo”! http://kingo.to/111W #VilaDaMúsica


Sobre o RT:


- Vale qualquer tipo (copiando/colando, RT pelo botão, RT por comentário), desde que não modifiquem a mensagem e o link!


Regulamento:


1. A participação é voluntária e gratuita. Qualquer pessoa física residente no Brasil pode participar desde que tenha uma conta no Twitter e a mesma não seja protegida.


2. O participante deve ser seguidor do @TeatroVilaVelha e também deve dar RT (retweet) na mensagem com o link da promoção. (Não edite!)


3. Por conta de um problema no site Sorteie.me, o vencedor será escolhido por meio de sorteio realizado pelo Random.org. Faremos uma planilha no Excel com os nomes de todos os participantes na ordem de retuíte. O primeiro número gerado pelo Random.org será o vencedor. O resultado será anunciado através de uma foto do sorteio no Twitter do Vila.


4. Divulgado o resultado, o vencedor será contactado via DM (Mensagem Direta) no Twitter. Caso não responda até as 17hs do dia 08/03 (quinta) perderá o prêmio.


Boa Sorte!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Grupos de Trabalho do Movimento Desocupa foram definidos no último sábado

No último sábado (03/03), aconteceu a primeira reunião geral dos Grupos de Trabalho do MOVIMENTO DESOCUPA no Cabaré dos Novos. Os GTs foram divididos em jurídico, inteligência, análises técnicas, comunicação, audiovisual, assessoria de imprensa, produção, mobilização, crowdfunding e financiamento. Agora os participantes de cada grupo se organizam para melhor atender os objetivos do Movimento.







Quem quiser fazer parte de algum grupo, basta entrar em contato com o Movimento DesocupaSiga o Movimento Desocupa: @desocupa

Apresentações gratuitas dão início a projeto d'A Outra Companhia


A Outra Companhia de Teatro apresenta o espetáculo infanto-juvenil Remendo Remendó para estudantes da rede pública de ensino, através do projeto Remendando a Bahia. As sessões são gratuitas e começam hoje e vão até o dia 08/03.

Estudante na expectativa para a primeira apresentação do projeto Remendando a Bahia
Contemplado no Fundo de Cultura do Estado da Bahia (Demanda Espontânea), o projeto Remendando a Bahia prevê a circulação do espetáculo e de oficinas artísticas por 11 cidades baianas: Araças, Salvador, Dias D’ávila, Alagoinhas, Pojuca, Feira de Santana, Coração de Maria, Jeremoabo, Coronel João Sá, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória.

A turma bem animada

Remendo Remendó é um dos indicados ao Prêmio Braskem de Teatro 2011 nas categorias Melhor Espetáculo Infanto-juvenil e Revelação pela direção de Luiz Antônio Jr.

Na semana seguinte, A Outra viaja até Araças, realizando as atividades do projeto entre 12 e 15 de março. No dia 12 de março, às 09h, Araças recebe as oficinas de teatro, música, pintura e colagem; ás 14h acontece o workshop de arte-educação que acontece também no mesmo horário no dia 13. Ainda no dia 13 de março, às 19 horas a apresentação de Remendo Remendó, na Praça da Matriz.

A partir de maio o grupo dá continuidade ao projeto, visitando as demais cidades da programação.

NATA apresenta "Siré Obá" no Terreiro Mokambo

O NATA apresentou no último domingo (04/03) o espetáculo "Siré Obá - A Festa do Rei" no Terreiro Mokambo de Taata Anselmo José, um dos maiores preservadores da cultura banto no Brasil. A apresentação faz parte do projeto NATA Oná Ilú Ayê “Saindo para os caminhos do mundo” aprovado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia.


O Terreiro Mokambo foi fundado em 18 de janeiro de 1996, no Loteamento Vila Dois de Julho/Paralela, pelo titular do Terreiro o Taata Anselmo Santos, sob a orientação do seu Taata Kamukengue, o Taata Pokó Gervásio da Silva (Pai Zequinha) filho de Oxum confirmado para Nanã e que passou sua vida servindo ao Nkisi Mutalombô de Altanira Maria Conceição Souza (Mãe Mirinha de Portão). Este Loteamento faz parte de um desmembramento de terras oriundas de uma antiga fazenda chamada “FAZENDA MOKAMBO”.


O nome MOKAMBO é oriundo da língua Kikoongo falada nos Candomblés de Angola/Congo remanescentes da cultura Bantu e significa palafita, casa de pau a pique ou cumeeira e as casas que compunham os antigos Quilombos eram chamadas de Mokambos numa forma mais próxima ao Português em Kikoongo “MUKAMBUS”. O nome religioso do Terreiro é ‘ONZÓ NGUZO ZA NKISI DANDALUNDA YE TEMPO’ que significa Casa da Força Espiritual das Divindades Dandalunda e Tempo, isto por quê o titular do terreiro Taata Anselmo Santos (Minatojy) foi iniciado para estes Bakisi.


O Terreiro é remanescente do Terreiro São Jorge Filho da Goméia quando era dirigido pela saudosa Mameto dya Nkisi Altanira Maria Conceição Souza (Mãe Mirinha de Portão) que por sua vez era filha de João Alves Torres Filho (Joãozinho da Goméia) que era filho de Manuel Severiano de Abreu (Jubiabá). Desta forma fica definida a linhagem étnica de nossa Raiz religiosa, entretanto existem muitos pontos obscuros em nossa história devido a falta de subsídios para pesquisa e existem também muitas versões distorcidas de diversos fatos importantes para a manutenção de nossa tradição. Aquilo que segue descrito nestas páginas certamente é o mais próximo da verdade dos fatos que conseguimos chegar e que certamente terá num futuropróximo mais pesquisas.


Teatro Vila Velha aposta na produção de grupos da cidade e interior do Estado com o projeto Tomaládacá



tomaladaca_atual
O Teatro Vila Velha retoma o projeto Tomaládacá e convida grupos artísticos amadores e em formação oriundos de comunidades, escolas, sindicatos e associações de bairros, terreiros e outros, de Salvador e do interior do Estado.
O projeto vai desenvolver, ao longo do ano, diversas atividades de intercâmbio artístico e técnico entre os grupos selecionados, os profissionais do Vila Velha, e os artistas dos grupos residentes no teatro. Todo o projeto tem a coordenação de ZECA ABREU e supervisão de MARCIO MEIRELLES
O projeto conta com o apoio do PROCULTURA/FUNARTE pelo edital PROGRAMAÇÃO DE ESPAÇOS CÊNICOS.
SOBRE O PROJETO: 
O projeto TOMALADACÁ iniciou em 1999 com a montagem do espetáculo Sonho de uma noite de verão. Na ocasião, foram feitos encontros com outros grupos da cidade  e desde então o Teatro Vila Velha vem apoiando grupos de teatro e dança dos subúrbios de Salvador e municípios próximos promovendo o intercâmbio entre esses grupos e os residentes do teatro.
O projeto permite a apresentação desses grupos comunitários em mostras especiais; a otimização do potencial criativo e técnico através de oficinas, workshops, debates, seminários e palestras; a qualificação de seus participantes incluindo-os como estagiários na área técnica e de produção. O projeto fortalece ainda os grupos em suas comunidades, através de articulações com as associações de bairro ou pessoalmente, para que passem a vir assistir não apenas às suas apresentações, mas aos outros espetáculos do teatro, através de bônus ou da troca de desenhos ou textos, produzidos por eles, por ingressos.
O primeiro encontro acontece no dia 10 de março às 09:00 horas no Teatro Vila Velha, os interessados devem preencher o formulário de inscrição no link abaixohttp://ow.ly/9pR4M e confirmar presença através do e-mail: tvv.tomaladaca@gmail.com .
Venha participar do TOMALÁDACÁ !

sexta-feira, 2 de março de 2012

NATA e Teatro da Queda se apresentam no MUST


No dia 13/03 (terça) o NATA - Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (grupo em residência do Vila) participa do MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro Ano 2, abrindo o evento com uma apresentação a céu aberto do espetáculo "Siré Obá - A Festa do Rei", às 18h, no pátio da Escola de Teatro da UFBA. 


Já a Cia Teatro da Queda, outro grupo em residência, encerra a Mostra no dia 18/03 (domingo) com a apresentação do espetáculo "Breve", às 20h, no Teatro Martin Gonçalvez. Todos os espetáculos e atividades do MUST tem acesso gratuito. Para os espetáculos serão distribuídas senhas uma hora antes da apresentação na bilheteria do local.



"Siré Obá - A Festa do Rei"
Através do teatro, música, poesia e dança afro, o espetáculo dirigido por Fernanda Júlia, remonta uma celebração do candomblé e pretende mostrar a beleza e a filosofia do culto aos Orixás, desmitificando preconceitos e combatendo a intolerância religiosa.Nesse espetáculo-festa os espectadores são convidados a celebrar a grandeza e feitos das divindades africanas que compõem o universo Yorubá 




"Breve"
Somos feitos de afetos. Somos formados por uma coleção caótica de afetos e buscamos o tempo todo entendê-los e expressá-los. Os afetos nos movem para vida, mas também nos paralisam,  quando não sabemos como explicá-los ou quando não conseguimos comunicá-los.     


Veja a programação completa do MUST.

Promoção "O Inspetor Geral"

O Teatro Popular de Ilhéus apresenta neste final de semana a sua mais nova montagem e nós vamos sortear dois pares de ingressos para o domingo (04/03)! “O Inspetor Geral” está indicado ao Prêmio Shell de Teatro, e narra a história de Gilton Munheca, Prefeito da fictícia cidade de Ilha Bela. 


Entre conchavos e falcatruas surge uma carta anunciando a chegada de um Inspetor Geral, que vem em missão secreta. O conteúdo da carta deixa Prefeito, Secretários e Vereadores aflitos. Durante uma reunião de emergência chega a noticia de que um estranho está hospedado na Pensão Vasco. Dispostos a qualquer coisa para se manterem nos seus cargos, os políticos vão tratar o jovem visitante como um príncipe.

Faremos o sorteio dois dois pares de ingressos: um par no Twitter do Vila e outro par na fan page do Vila no Facebook. O sorteios será realizado dia 03/03 (sábado), às 14h. 


Para participar da promoção no Facebook é necessário curtir a Fan Page do Vila. Regras no Facebook.


No Twitter, é preciso ser seguidor do @TeatroVilaVelha e dar RT (retweet) na seguinte mensagem:


"O Inspetor Geral" está na cidade e vou encontrá-lo domingo no @TeatroVilaVelha! http://kingo.to/10Ml #TeatroPopularDeIlhéus


Sobre o RT:


- Vale qualquer tipo (copiando/colando, RT pelo botão, RT por comentário), desde que não modifiquem a mensagem e o link!


Regulamento:


1. A participação é voluntária e gratuita. Qualquer pessoa física residente no Brasil pode participar desde que tenha uma conta no Twitter e a mesma não seja protegida.


2. O participante deve ser seguidor do @TeatroVilaVelha e também deve dar RT (retweet) na mensagem com o link da promoção. (Não edite!)


3. O vencedor será escolhido por meio de sorteio realizado pelo Sorteie.me. E o resultado será anunciado no Twitter do Vila.


4. Divulgado o resultado, o vencedor será contactado via DM (Mensagem Direta) no Twitter. Caso não responda até as 17hs do dia 03/03 (quinta) perderá o prêmio.


Boa Sorte!

Nós, por exemplo


Foto do Acervo do Teatro Vila Velha

Em 1960 a Companhia Teatro dos Novos fez sua estreia na cidade de Salvador com a apresentação de “O Casaco Encantado”, espetáculo dirigido por Carlos Petrovich. A Companhia apresentou o espetáculo em diferentes lugares de Salvador, como Iate Clube da Bahia, Associação Atlética da Bahia, nos bairros de Plataforma, Águas Claras e até em Aracaju (SE). Em cena Echio Reis (esquerda) e Othon Bastos (direita).

O Teatro Vila Velha inaugurou o Centro de Documentação e Memória. O público terá acesso a um rico acervo que envolve 
fotos, catálogos, cartas, notícias, textos teatrais e cartazes. 

Agende a sua visita.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Álvaro Assmar esteve hoje no Vila



O cantor e compositor Álvaro Assmar esteve agora de tarde no Vila para participar de uma reunião com Jarbas Bittencourt sobre o show que ele fará aqui na próxima semana. Os dois conversaram sobre a configuração do espaço e questões técnicas. Essa é a primeira vez que Álvaro irá tocar no Vila depois da reforma em 1994.


Foi em em 1973, no Festival Intercolegial de Música, que Álvaro Assmar tocou pela primeira vez no Teatro Vila Velha. Já na década de 80, ele apresentou o hard rock progressivo da banda Cabo de Guerra em dois dias de show do Troféu Caymmi. 


Álvaro disse estar feliz por poder voltar ao Vila e apresentar o show de comemoração aos 25 anos de carreira profissional. “Álvaro Assmar 25 Anos Ao Vivo” é o primeiro álbum duplo do gênero a ser lançado no Brasil por um artista brasileiro. “Com este álbum, fecho um ciclo muito importante da minha vida e espero ter cumprido o meu papel de plantar a semente inicial do blues na Bahia, para que sirva como estímulo às novas gerações que certamente tem algo a dizer”, diz Assmar. 


Quem quiser pode dar uma olhada na Linha do Tempo do Facebook de Álvaro. Tem muitas fotos, vídeos e um pouco da história do artista. O show acontece dentro da programação do Vila da Música na próxima quinta-feira (08/03), às 20h. 


08/03 | qui | 20h
R$ 20 e 10
Sala Principal