terça-feira, 30 de março de 2010

Pontos de Contato

Instituições Culturais do Brasil e Reino Unido trocam experiências
por: Comunicação - Representação Regional Nordeste do MinC

Intercâmbio teve início na Teia 2010 – Tambores Digitais
e continua nas cidades dos Pontos de Cultura do país, até o dia 08 de abril

Há algum tempo o Ministério da Cultura vem sinalizando a intenção de expandir para além das fronteiras brasileiras a diversidade e criatividade do Programa Cultura Viva (leia mais aqui). Agora, através da ação Pontos de Contato, o projeto começa a tomar formas de vivência através de um intercâmbio entre 12 instituições culturais britânicas e 11 Pontos de Cultura, visando fortalecer os laços de cooperação, colaboração e solidariedade entre os países.

A troca de experiências teve início na Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, onde os representantes do Reino Unido estão conhecendo a magnitude do Programa Cultura Viva e da base política de formação e articulação em rede dos Pontos de Cultura no Brasil, num evento que reúne cerca de 3.500 pessoas. O primeiro encontro entre as instituições britânicas e Pontos de Cultura aconteceu no último domingo (28), onde houveram apresentações informais dos projetos onde cada um trabalha e conversas sobre as expectativas dessa visita.

Cinco Pontos da Região Nordeste participam do intercâmbio: o Teatro Vila Velha, da Bahia, recebe Geraldine Collinge, da Royal Shakespeare Company; em Pernambuco, Nação Xambá, Pontão Canavial e Alafin Mimi fazem as honras da casa, respectivamente, para Geraldine Ling, da Lawnmowers Theatre Company, Marc Boothe, da B3 Media, e Victoria Tillotson, da Watershed; e no Piauí, o Ponto Nos Trilhos do Teatro acolhe Madani Younis, do Freedom Studios. Ainda participam da ação Pontos do Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. Confira aqui a lista completa.
Santini está ajudando na interlocução entre Reino Unido e Brasil. Foto: convivenciaepaz.org.br

Santini está ajudando na interlocução entre Reino Unido e Brasil. Foto: convivenciaepaz.org.br

Segundo Alexandre Santini, Consultor para Interações Estéticas da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Pontos de Contato é um projeto piloto de internacionalização do Programa Cultura Viva. “Durante o intercâmbio os britânicos conhecerão não só as atividades e conjuntura do Ponto anfitrião, mas também outros Pontos, coletivos e instituições culturais daquela região”, explica. Na segunda etapa do Pontos de Contato, no segundo semestre de 2010, haverá a oportunidade de representantes de Pontos de Cultura visitarem o Reino Unido. Mais detalhes sobre isso serão disponibilizados no mês de abril.

Pontos de Contato é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania Cultural, e pelo Governo Britânico, que tem por objetivo contribuir para que os Pontos de Cultura e o programa Cultura Viva se afirmem no contexto mundial enquanto uma experiência original e ousada de política pública desenvolvida em gestão compartilhada entre o estado e a sociedade civil.

Texto: Maíra Brandão/ Ascom RRNE/MinC

sexta-feira, 26 de março de 2010

DIA DO TEATRO E DO CIRCO


Amanhã - 27 de março - é o Dia Mundial do Teatro e você merece os Parabéns. Porque o Teatro mesmo só acontece no encontro entre cena e plateia. Eu quero dizer que se você quer Teatro - Vá ao Teatro! Para um teatro maior e melhor, em mais quantidade e variedade - Vá! Vá mais! E se orgulhe do Teatro que você é capaz de fazer, junto a seus pares do lado de lá. Parabéns! Você merece.

O Vila Velha comemora a data a partir de hoje, com um fim de semana de apresentação de um de seus maiores sucessos: Cabaré da RRRRRaça, do Bando de Teatro Olodum. Até domingo, são três chances de conferir o espetáculo que já foi visto por mais de 37 mil pessoas ao longo de seus 11 anos em cartaz. Muito bom humor e uma performance impecável de um dos grupos mais representativos do Teatro baiano.


Nesta temporada, participações especiais dos cantores Tiganá Santana (sexta-feira) Magary Lord (sábado) e Guiguio do Ilê Aiyê (domingo).

Venha comemorar!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Começaram as oficinas!

Começaram nesta segunda-feira as oficinas de caracterização e cenografia do projeto Mar me quer.
Ministradas por Luiz Santana e Lorena Torres Peixoto, respectivamente figurinista e cenógrafa do espetáculo Mar me quer, as oficinas têm como objetivos, além de selecionar dois assistentes que acompanharão o processo desde a concepção até a confecção do cenário e do figurino da peça, promover o acesso a um curso com esses profissionais.
Oficina de Lorena Torres Peixoto
Nesses primeiros dois dias de oficinas os alunos compareçeram em massa, todos dispostos a aprender e a trocar experiências.
As aulas vão até sexta-feira e tem como estímulos o universo do texto Mar me quer, do moçambicano Mia Couto, que será dirigido por Luiz Antônio Jr.
Oficina de Luiz Santana
Esta é a oitava montagem d'A Outra Companhia de Teatro e foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Vale o clichê


E aqui estou a escrever sobre o "DIA MUNDIAL DA ÁGUA". Mais um dentre tantos. E em sendo tantos, ainda tão poucos. A data não é comercial. Ainda não - graças a Deus! Este ano, fiquei com a impressão de a cobertura ao tema ter aumentado em relação aos outros. Pode ser só impressão mesmo. Deve ser. Acho que por conta do Vila Dágua e de ter visto de perto a passeata do "X Grito da Água", hoje à tarde, no Campo Grande. E em ver tanto esforço e mobilização, achei que só faltou alguém dizer o clichê: DIA DA ÁGUA É TODO DIA!

Pense nisso quando estiver com sede.

Precisamos de



Bruno

quinta-feira, 18 de março de 2010

Multiplicai o benefício...!


Salve o Festival Nacional de Teatro da Bahia!

Uma semana inteirinha de bons espetáculos pipocando em todo lugar da cidade. Aqui no Vila, todo dia tem gente diferente circulando... artista e público!

Por mim tinha uns seis desse por ano - além do Fiac e do Filte, CLARO! - que também merecem mais umas cinco versões anuais. Veja bem, até outro dia não tinha nada disso. E aquilo que nunca veríamos, ficaríamos mesmo sem ver. Agora a gente quer mais. Porque o que é bom acostuma logo! E venham outros, com outros perfis, outros destaques, outras peças, outros tempos, outras danças.

Hoje e amanhã, dois espetáculos diferentes, um em cada espaço, por dois dias:

No PALCO PRINCIPAL:
Mão na luva
Grupo Tapa (SP)
18 e 19 de março | qui e sex | 21h
O espetáculo foca a noite de separação de um casal, depois de 9 anos de casamento. O autor monta um quebra-cabeças que desvenda aos poucos o motivo, as alegrias, as decepções e as razões que levam o casal a passar a noie em claro.

No CABARÉ DOS NOVOS:

Uma noite em claro (teatro de bonecos)
Grupo Cia Odelê (SP)
18 e 19 de março | qui e sex | 19h
Conta a história de um cidadão comum que regressa à sua casa após um dia de intenso trabalho. Seu único objetivo é ter uma noite de sono tranquila, dormir profundamnte. Contudo, esta não será uma noite qualquer.

Umbulante #7

quarta-feira, 17 de março de 2010

Oficinas Mar Me Quer

Saiuuuuuu, saiuuuuuuuuuu.... a lista de selecionados para as Oficinas Mar Me Quer de Cenografia e Caracterização com Lorena Peixoto e Luiz Santana.

Lembrando que as aulas acontecem no período de 22 a 26 de março, das 09h as 12h (Cenografia) e 13h as 16h (Caracterização), sempre no Teatro Vila Velha.

Agradecemos mais uma vez pelo interesse e carinho com A Outra Companhia!!!

SELECIONADOS

CENOGRAFIA:

1. Andeli Santiago dos Santos
2. Atila Silva de Jesus
3. Anthony Richard Zarpellão
4. Aitala Oliveira
5. Aline Texeira Amado
6. Camila Rocha de Souza
7. Cleber Santos Couros
8. Diana Barbosa
9. Edlene Crispina da Silva Lima
10. Elaine de Souza Silva
11. Gizella Cabral Gigliotti
12. Jean Carlos Ramos de Lima
13. Leovigildo Sacramento Reis Filho
14. Larissa de Sousa Carvalho
15. Luara Dal Chiavon
16. Marcus Vinicius Almeida Santos de Souza
17. Marina Sena Dias
18. Renata Nascimento Souza
19. Suelika Carvalho dos Santos Batista
20. Talita Cerqueira

CARACTERIZAÇÃO:

1. Ana carolina Ferreira Alves
2. Andréia Fábia Santos
3. Alessandra Adorno
4. Andréa Ferreira Sampaio Mota Santos
5. Catarina Rosa Campos
6. Celina Maria Franca
7. Cláudia Cecília Oliveira Duarte
8. Cássio Vinícius da Silva
9. Diego Alcântara dos Santos
10. Emerson Santos Nunes
11. João Damaceno Macedo Pereira Jr.
12. Larissa Santos de Andrade
13. Luísa Soares Teles
14. Ricardo Albuquerque Silva e Silva
15. Rita de Cássia Oliveira Rizério
16. Roberta Santos Nascimento
17. Simone Braz Batista
18. Sandra Consuêlo Freitas dos Santos
19. Tiana Pinheiro
20. Vinicius Oliveira

Parabéns a todos!!!

terça-feira, 16 de março de 2010

A Semana da Cooperativa

O Festival Nacional de Teatro da Bahia - carinhosamente conhecido como "Festival da Cooperativa" - traz espetáculo todos os dias ao Vila Velha.

Hoje e amanhã, às 19h, o Cabaré dos Novos recebe Circo dos objetos, da Cia Marizia Basso, de São Paulo. O espetáculo é concebido com técnicas de teatro de animação, onde todos os personagens-bonecos foram construídos a partir da associação de objetos de uso doméstico. Cada objeto manipulado vai se transformando e estimulando o imaginário do público.

Para crianças e adultos!


Amanhã tem também, no palcão, outra trupe de São Paulo - o Grupo Solas de vento, fazendo espetáculo que leva o seu nome em duas sessões, às 17h e às 21h. Solas de Vento conta a história de dois viajanes que, prestes a embarcar, ficam retidos, impossibilitados de seguir viagem. Limitados a viver num saguão, num limbo suspenso no ar, cada qual tenta se instalar tendo somente suas malas para inventar um espaço. Mistura de arte circense, teatro e dança.

Programe-se!

No decorrer da semana vamos anunciar a programação do Festival aqui no Vila. Mas se você quiser se adiantar e conferir também o que está rolando nos outros palcos, acesse:

segunda-feira, 15 de março de 2010

Inscrições encerradas!

Atenção, galera!

Estão encerradas as inscrições para as oficinas do projeto Mar Me Quer.

Recebemos inúmeros e-mails de gente de tudo quanto é canto, todos se candidatando à uma vaga nas oficinas. E, diante do elevado número de pessoas interessadas, estamos realizando, como informamos aos candidatos por e-mail, uma seleção para formarmos as turmas.

Então, se você se inscreveu, fique ligado! Ainda esta semana estaremos divulgando aqui no Blog do Vila e no Blog do Projeto Mar Me Quer (www.projetomarmequer.blogspot.com ) a lista de alunos selecionados para a Oficina de Cenografia, ministrada por Lorena Torres Peixoto, e a Oficina de Caracterização, ministrada por Luiz Santana.

Agradecemos a todos os inscritos pelo interesse e carinho demonstrado pel'A Outra Companhia nos e-mails.

Boa sorte a todos!

COMEÇA HOJE!


sexta-feira, 12 de março de 2010

A invasão começou

Hoje à noite, um grande plano começa a ser colocado em prática. Os grupos residentes do Vila Velha vão tomar conta dos teatros da cidade! E a invasão começa hoje, com as representantes da CTN, Iara Colina, Mariana Freire e Vivianne Laert, se apresentando no Teatro Jorge Amado, na Pituba, com Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas, às 22h.



Para lhe lembrar:

Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas retrata com bom humor as desventuras de três mulheres em crise. Um universo de solidão interior, que deveria ter no trágico o seu apelo dramático, ganha roupagem cômica à medida em que satiriza estereótipos e derruba idéias pré-concebidas sobre o mundo feminino. As personagens compartilham os risos e as misérias de suas vidas, sempre prontas a fazer os mais ácidos comentários sobre as soluções que encontram para seus problemas. Juntas, elas se descobrem, se emocionam e se divertem.


O valor do ingresso é R$ 30,00 e 15,00 (meia).
Pode espalhar!

quarta-feira, 10 de março de 2010

DVD do Verão



Caros alunos, professores e demais interessados,

Informamos a todos que o DVD da Mostra das Oficinas Vila Verão 2010
já está disponilvel para compra.
Solicite o seu: mande e-mail para estudio@teatrovilavelha.com.br e xaviermaise@gmail.com, ou ligue para (71)3083-4613.

Valor do DVD: R$20,00

Atenciosamente,

Maise Xavier

ÚNICO FIM DE SEMANA!!!